Um dos pontos turísticos de São Leopoldo, o Museu do Trem completa 47 anos neste domingo (26). Para celebrar a data, uma programação especial ocorre neste sábado (25), a partir das 14 horas, com a 6ª edição da Roda de Conversa e de Memória, além de exposição fotográfica e assembleia geral extraordinária da Associação Amigos Museu do Trem (AAMT).
As rodas de conversa estão sendo realizadas desde o último mês de setembro em diferentes cidades em preparação à celebração dos 150 anos da ferrovia gaúcha, que serão comemorados em abril do ano que vem.
De acordo com a diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, esta edição das rodas de conversa abordará o trabalhador negro na ferrovia, já que integra, também, a programação do Novembro Negro na cidade. “Será uma programação enxuta de aniversário, algo singelo, por conta das rodas de conversa, que neste ano ainda serão realizadas em Sapiranga, Canoas e Sapucaia”, comenta Alice.
Localizado na Rua Lindolfo Collor, 40, no Centro de São Leopoldo, o Museu do Trem é responsável pela preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no Estado, possuindo em suas dependências a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS)/Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Com entrada gratuita, o museu oferece acervo tridimensional, documental, audiovisual e bibliográfico. No local estão locomotivas, vagões, mobiliário, diversos documentos, fotos e registros. “Temos no sítio histórico Museu do Trem um lugar onde foi realizada a abertura da ferrovia no Rio Grande do Sul, o ponto onde se inicia todo o uso deste modal”, destaca Alice.
Aonde Ir
Canoas
Lanceiros Negros – Neste sábado (25), a partir das 8h30, no Centro de Integração Paulo Paim (CIPP), na Avenida Guilherme Schell 6922, Mathias Velho, ocorre o Memorial Lanceiros Negros com palestra: A Verdadeira História dos Lanceiros Negros, com o professor Eusébio Conceição. O evento é aberto ao público.
Dois Irmãos
Feiras – Sábado(25), das 7h às 11h30, Feira Livre ao lado da Biblioteca Municipal Prof. Paulo Arandt. No domingo (26), na Praça do Imigrante, das 10h às 17h, a Casa do Produtor com produtos coloniais e mostra de orquídeas. E sábado e domingo, das 10h às 17h, Feira dos Artesãos.
Ivoti
Feira Colonial – Sábado e domingo, das 9 às 17 horas, no Núcleo de Casas Enxaimel, tem feira colonial. Com entrada gratuita, os visitantes podem encontrar produtos coloniais, como mel, roscas, cucas, pães, bolachas, queijos e vinhos, produtos orgânicos, de agroindústria, além de artesanato, óleos essenciais, temperos especiais, flores, lanches, tortas, cervejas artesanais, entre outros.
Nova Petrópolis
Festa do Leitão – É neste domingo (26), na Sociedade Concórdia, em Linha Imperial. A 22ª Festa do Leitão reúne atrações musicais, almoço com pratos de carne suína e Corrida do Leitão. Entrada gratuita. Almoço a 50 reais (antecipado) na Sociedade Concórdia ou pelo telefone (54) 99951-1814. No dia do evento é 60 reais.
Novo Hamburgo
Festeje – Neste sábado (25), última edição do ano, do meio-dia às 20h, na Praça Monsenhor Edmundo Backes (Praça da Matriz), no bairro Hamburgo Velho. Gastronomia, exposições e shows com o Grupo de Canto Tocando em Frente (13h30), Banda Aquiles (15h) e Banda Presence Led Zeppelin (18h15). Durante o evento a Barraca do Noel receberá cartinhas de crianças e doações de brinquedos e alimentos.
Brique na Estação – Neste
domingo (26), das 10h às 19h, na Rua Mauá, em Hamburgo Velho. Exposição e comercialização de antiguidades e outros artigos, com atrações artísticas, literárias e musicais. Às 16h, show de Charles Diehl; às 17h30, Demelvis Rock Band.
Coworking musical – Neste sábado (25), na Toda Música (Rua Pernambuco, 217, bairro Rio Branco), o primeiro coworking de Educação Musical do Rio Grande do Sul – DTM Educação. Das 9h às 13h, shows e food truck. Entrada gratuita.
Conferência Ubuntu – Sábado (25), a partir das 8h30, na Casa da Cultura Dalila Sperb, na Avenida Maurício Cardoso, 132. Encontro debate políticas públicas antirracistas. À tarde, Feira Afro com o artista plástico Juarez Negrão, apresentações de Suelen Jung e Lucas Ferraz, Família Silva e o Mulheres da Roda de Samba.
Cruzeiro do Sul – A Escola de Samba promove nesta sexta (24), a partir das 19h30, o Sarau do Cruzeiro, com atrações artísticas, debates sobre cultura negra e ensaio da bateria.
Santa Maria do Herval
Orquestra de sopros e feira – Sábado, das 9h30 às 11h, feira do produtor com apresentação da Orquestra de Sopros Teewald. O pavilhão fica na Rua Benno Closs, 88, Centro.
São Leopoldo
Festival de Bandas e Fanfarras – Encerrando o 6.º Festival Estudantil de Artes, ocorre neste sábado (25), o Festival de Bandas e Fanfarras das escolas municipais leopoldenses. Será das 8h ao meio-dia, na Avenida Dom João Becker, em frente ao Ginásio Celso Morbach.
LEIA TAMBÉM
Exposição de Orquídeas – A Sociedade Leopoldense de Orquidófilos (SLO) promove a 125ª Exposição de Orquídeas de São Leopoldo neste sábado (25), do meio-dia às 19h, e, domingo (26), das 8h às 17h, na sede da SLO (Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 470). Mostra e venda de plantas no local. Entrada é franca.
Armandinho – Neste sábado (25), o cantor e compositor faz show no Ginásio Municipal Celso Morbach, Centro. Portões abrem a partir das 20h30. Ingressos pelo www.ingressonacional.com.br/s3produtora e nas lojas Pollysport. No sábado, também haverá bilheteria no local.
Baile da Imigração – A Sociedade Orpheu promove neste sábado (25), a partir das 21h, o Baile da Imigração, com Jader Pes e Banda, Fritz Canecão, DJ Giu e DJ Rudi. Venda de ingressos pelo site https://www.sympla.com.br e no Orpheu. Informações pelo fone (51) 99173-3660, com Manoel, e (51) 3037-1834, com a secretaria do clube.
Taquara
Mais Social – A primeira edição do Taquara Mais Social ocorrerá domingo (26), no Parque do Trabalhador, a partir das 15h30, com apresentações musicais, comercialização de lanches e bebidas. Em caso de chuva, a ação social será transferida.