abc+

TRADIÇÃO ALEMÃ NA BEIRA-MAR

Festa no Litoral Norte celebra as tradições do kerb de Ivoti; saiba mais sobre o evento

Re-kerb conta com gastronomia, chope gelado, acessórios típicos e muita alegria

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 27/01/2024 às 16h:18
Publicidade

A programação oficial da 29ª edição do Kerb in Ivoti terminou na última terça-feira (23), mas nem deu tempo de sentir saudades (ainda bem!). A festividade iniciou pela manhã e segue na tarde deste sábado (27) com o Re-kerb, que ocorre na praia de Nova Tramandaí, no Litoral Norte, perto da guarita 160. E nem a chuva que apareceu pela manhã e no início da tarde deste sábado (27), afastou os participantes. A estrutura conta com tendas e a alegria não tem “tempo ruim”.

Charllô fez questão de comprar acessórios com a Daiane para curtir o re-kerb | abc+



Charllô fez questão de comprar acessórios com a Daiane para curtir o re-kerb

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O evento tem ficado maior a cada ano e conta não apenas com moradores de Ivoti, mas de diversas cidades da região, incluindo o litoral. A empreendedora Charlô Villa, 60 anos, é de Tramandaí e acompanha a festa todos os anos. Ela aproveitou até para comprar acessórios e se tornar uma verdeira “frida”.

“É uma festa maravilhosa. Venho todos os anos e trago família e amigos”, conta Charlô, que foi atendida no espaço de uma conhecida loja de acessórios da cidade. “Faz dois anos que participamos como expositores. Esta edição está muito boa, já vendemos para gente de cidades como Gravataí, Porto alegre, São Leopoldo”, comenta a comerciante Daiane Born, 38, que ressalta as tradições vividas no kerb.

Festa entre amigos

“O kerb foi incrível, tivemos muito movimento. Também foi diferenciado porque patrocinamos a corte, as pessoas viam e queriam também, se inspiravam. Como moradora da cidade considero a tradição muito importante”, completa Daiane.

Ingo, Clarisse, Claudete e Zeno | abc+



Ingo, Clarisse, Claudete e Zeno

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

A autônoma Claudete Grutka, 57, e seu marido, o vigilante Zeno Belo, 55, são de Novo Hamburgo e aproveitam o re-kerb com os amigos de Ivoti, o casal de comerciantes Clarisse,57, e Ingo Eskelsen, 57. “É uma tradição muito boa, eles sempre nos convidam. O que mais gosto é de dançar a polonese, vamos até o mar”, relata Claudete.

E o grupo chegou cedinho na praia. “Viemos 6h30 para pegar um lugar. Mesmo chegando cedo não conseguimos lugar perto do mar, já estava cheio. É um evento muito animado e tem coisas que não podem faltar como o chope, a cuca, a carne e a conserva”, detalha Clarisse.

Claudia e Marcelo participam do kerb no litoral há três anos | abc+



Claudia e Marcelo participam do kerb no litoral há três anos

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Outro casal que é presença confirmada no evento há três anos é a vendedora Claudia Lumertz, 45, e o representante comercial Marcelo Schmitz, 44. “O re-kerb é uma alegria. Tem dança, gastronomia, as boas companhias. E pela parte do meu marido tem muito isso de cultivar as tradições alemãs, aprendi muito com a família dele”, destaca Claudia.

O prefeito foi de bike

A festa é comunitária e um todos os anos ocorre a doação de espetinhos, priorizando ambulantes e guarda-vidas. Este ano, são 3,5 mil espetinhos solidários. O prefeito de Ivoti Martin Kalkmann é um dos voluntários. E ele escolheu a bicicleta como meio de locomoção para chegar ao evento.

“Viemos em um grupo de seis pessoas e pelas estradas do interior. Deu umas seis horas, tivemos alguns descansos”, explica.

Ainda segundo o prefeito, o Re-kerb nem terminou e já é sucesso. “Dá para perceber que o evento está maior. A estimativa é pelo menos cinco mil pessoas. É uma confraternização que envolve famílias, crianças. É a união do kerb com a praia”, afirma o prefeito de Ivoti.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade