Há muitos sabores de cuca para aproveitar na 15ª Festa do Café, Cuca e Linguiça, que vai até o final da tarde deste domingo (1º) e retorna no próximo final de semana, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café. Só que a cuca alemã com linguiça tem sido presença garantida nas compras dos visitantes e de quem participa de oficina que ensina como preparar uma.
A receita da cuca, que dá nome à festa, com a lista de ingredientes e de como fazer, ficou por conta da técnica social da Emater de Picada Café, Elisete Beatris Benke. “As pessoas aprendem da forma mais simples possível a fazer a cuca alemã”, conta Elisete, que ministrará a oficina gratuita também no próximo domingo (8), às 10h30, em frente ao palco da festa. Não precisa inscrição, é só acompanhar as dicas preciosas da técnica da Emater.
Leia mais: Conheça o evento gratuito que vai reunir negócios e música no Swan Novo Hamburgo
Também quem quer garantir esse e outros sabores da cuca, além de linguiças, roscas e pães, basta ir até a estrutura que reúne comerciantes no ‘coração’ da área coberta. Entre a prova de um sabor e outro, os visitantes encontram expositores com tradição na produção da cuca, como a comerciante Marlene Malakoski Holz. “Temos todos os sabores, mas a primeira que é vendida é a da linguiça, mas tenho também uva, laranja, prestígio, chocolate, doce de leite, abacaxi, tudo com produtos naturais”, conta. O valor da cuca é R$ 20, com exceção de linguiça que custa R$ 25.
Uma família de Picada Café estava entre os compradores. Com a filha Maysa Durão, de cinco anos, o casal de empresários Maurício e Bruna Durão, de 35 e 30 anos, respectivamente, comprou a cuca de linguiça. “Ela é diferente de todas as outras. Tem aquele toque doce, mas também tem essa questão alemã de misturar o doce com o salgado”, declara Bruna.
Veja também: FREIO DE OURO: Confira quais foram os ganhadores da competição na 47ª Expointer
Receita de cuca alemã com linguiça
O fermento: 10 gramas de fermento especial para massas doces ou fermento para pão, 1 colher de sopa de açúcar, 50 ml de água morna, 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Misturar tudo e deixar crescer (esponja).
A massa: 1 ovo, 1 xícara de leite morno, 4 colheres de sopa de açúcar, farinha ao ponto de massa macia (350 g), raspas de laranja e uma colher de sopa de açúcar de baunilha, 1 colher de sopa de banha ou manteiga e uma colher de sopa de nata. Bata bem o ovo com o açúcar. Acrescente o fermento esponja, os temperos, as gorduras, o leite e vá acrescentando a farinha aos poucos até o ponto de massa macia. Bata bem. Deixe crescer até dobrar de volume.
O recheio: Retire o envoltório da linguiça e pique-a em pedaços pequenos. Desmanche a ricota com um garfo e misture com a linguiça. Acrescente tempero verde ou orégano (opcional). Reserve.
A farofa: 1 colher de sopa de banha ou manteiga, 1 colher de sopa de nata, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de farinha de trico. Canela moída a gosto. Misture tudo.
Montagem: Unte uma forma forma grande de alumínio. Bata a massa mais um pouco e coloque na forma, espalhando-a bem. Acrescente o recheio. Deixe crescer um pouco. Pincele gema de ovo ou uma calda de açúcar com canela sobre a massa. Salpique a farofa e deixe crescer um pouco. Asse por aproximadamente 30 minutos em forno pré aquecido a 180 graus.
E os embutidos?
Os embutidos também fazem parte da gastronomia da festa. Uma das expositoras, Catia Mewis, conta que a movimentação está muito boa na sua área. “Estamos vendendo linguiça suína e mista e salame colonial. Os três são defumados”, comentou, enquanto visitantes provaram antes da aquisição. Catia vende a 38 reais o quilo da linguiça e a 55 reais o quilo do salame.
Além da área de gastronomia, a festa tem atrações musicais, cultura, 6ª Expoveste, 5ª Expoflorir, 5ª Feira do Artesanato, 9º Encontro de Carros Antigos e parque de diversões. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
LEIA TAMBÉM