abc+

REGIÃO

Festa de Halloween diverte e integra moradores de bairro de Sapucaia

Casas mais decoradas e melhores fantasias ganharam premiação com troféu e medalha

Renata Strapazzon
Publicado em: 30/10/2023 às 14h:30
Publicidade

O Halloween ou Dia das Bruxas é comemorado nesta terça-feira (31). A festa, tradicional celebração norte-americana, tem se incorporado ao calendário de comemorações brasileiro com adeptos também na região. Um exemplo disso é a programação que acontece há quase duas décadas no Loteamento Jardim Anchieta, no bairro São José, em Sapucaia.

Casas mais decoradas e melhores fantasias ganharam premiação com troféu e medalha



Casas mais decoradas e melhores fantasias ganharam premiação com troféu e medalha

Foto: Divulgação

No local, a festa é levada a sério, divertindo e integrando a vizinhança. Além da tradicional caminhada com a pergunta “doces ou travessuras” pelas ruas, a festa ganhou um incremento há cerca de quatro anos, premiando com troféus e medalhas as casas mais decoradas e as melhores fantasias.

A edição deste ano ocorreu na noite do último domingo (29). De acordo com a vice-presidente da Associação do Loteamento Jardim Anchieta, Lilian Jaboinski, concorreram no concurso nove casas e 30 fantasias, sendo premiadas as três melhores decorações de residências e as quatro melhores fantasias.

Ao todo, a celebração envolveu, segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas. A escolha dos vencedores se dá a partir da votação por um grupo de vizinhos. “A premiação são troféus e medalhas adquiridos pela associação e brindes que os empreendimentos locais e os vizinhos nos doam. Vai desde doces para as crianças, até almoços, açaí, tortas, doces e folhagens”, explica Lílian. Conforme ela, a associação promove as inscrições para decorações de casas e fantasias, divididas por localização no bairro e categoria de idade.

Participantes se empenharam para mostrar a melhor fantasia da festa



Participantes se empenharam para mostrar a melhor fantasia da festa

Foto: Divulgação

“Os primeiros eventos não eram assim, mas aí não motivava todos, só crianças participavam e um local do loteamento se organizava e outro não. Então, para as casas, desde o ano passado temos a divisão de concorrentes por localidade, casas do início, meio e fim do loteamento. Desse modo em todos os pontos temos casas decoradas. E as fantasias são de 0 a 5 anos, 6 a 10 anos, 11 a 15 anos e mais de 16 anos. Aí assim envolvemos todos. Para o próximo ano pretendemos criar a categoria famílias ou grupos pois esse ano recebemos fotos lindas nesta modalidade e não tínhamos onde classificar”, destaca Lílian.

Ela recorda que a ação começou de forma tímida e hoje engaja grande parte dos moradores da localidade. “Sabemos que o Loteamento Jardim Anchieta é um bairro novo, mas diferenciado e inovador em Sapucaia. Ele foi fundado há mais de 20 anos e seus primeiros moradores iniciaram de modo espontâneo, com seus filhos, a brincadeira do ‘doces ou travessuras’. As crianças da época lembram que até sacos de açúcar recebiam dos vizinhos”, recorda.

Lílian faz questão de lembrar de uma das idealizadoras da programação, Jéssica Machado, que faleceu recentemente. “A Jéssica, junto com outras tantas pessoas, foi uma grande incentivadora para que o evento crescesse e se tornasse o que é hoje”, frisa Lílian, destacando que toda a programação é organizada pelo grupo eleito pela comunidade.

Ela destaca a importância da programação entre os moradores. “É um evento que promove a criatividade e a união das pessoas que hoje vivem muito isoladas de sua comunidade. Adultos e crianças entram em seus personagens, se preocupam em ser acolhedores desde a entrega de doces. A maioria inclusive faz pacotinhos para doar às crianças participantes. E isso traz uma alegria muito grande, além do engajamento nas ações para o bem coletivo, neste mundo tão individualista. É uma festa de monstros, bruxas e terror do bem. Pois traz alegria e diversão para todos que participam e voltam a ser crianças”, opina.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade