SAPIRANGA

FESTA DAS ROSAS: Evento começa em meio à polêmica sobre altos cachês a duplas sertanejas; veja o que a prefeita disse

Estimativa de público para este ano é de 100 mil visitantes a mais que em 2022

Publicado em: 11/11/2023 15:30
Última atualização: 13/11/2023 08:27

Com a expectativa de receber 250 mil visitantes, 100 mil a mais que na edição de 2022, Sapiranga abriu oficialmente na manhã neste sábado (11) a 38ª Festa das Rosas.

O evento é realizado no Parque Municipal do Imigrante, com entrada gratuita e o pedido de doação de um quilo de alimento. Na cerimônia de abertura quem mostrou o seu talento foi o Balé Folclórico Origens, considerado patrimônio cultural de Sapiranga.


Balé Origens na abertura da Festa das Rosas Foto: Felipe Silva/Divulgação

Segundo a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, até o dia 19 de novembro o público poderá conferir 130 atrações, além dos shows nacionais Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Guilherme e Benuto.

Mudas de chás, temperos e árvores nativas são vendidas na Festa das RosasDébora Ertel/GES-Especial
Abertura da Festa das RosasDébora Ertel/GES-Especial
Festa das Rosas de Sapiranga tem primeiro dia neste sábadoDébora Ertel/GES-Especial
Janaína Melo e Elisabeth Espíndola vieram de Gravataí para conhecer a festaDébora Ertel/GES-Especial
Associação Koloniegeschmak vende produtos coloniais da festaDébora Ertel/GES-Especial
Festa das Rosas de Sapiranga tem primeiro dia neste sábadoDébora Ertel/GES-Especial
Festa das Rosas de Sapiranga tem primeiro dia neste sábadoDébora Ertel/GES-Especial
Para acolher o público, foi criada uma área especial dentro do Parcão para as atrações nacionais, com capacidade para 50 mil pessoas. Os shows ocorrem ainda no palco Rock, Rosengarten na Vila Germânica e no Popular, com artistas locais. Bandinhas típicas alemãs também já circulam pelo espaço para animar o público.

Vindas com uma excursão de dois ônibus da cidade de Gravataí, as donas de casa Janaína Melo, 47, e Elisabeth Espíndola, 72, passarão o dia na Festa das Rosas. Já na chegada, mãe e filha aproveitaram para fazer um registro em um espaço decorado junto ao lago.

Aliás, o parque tem vários espaços que rendem boas imagens, como a entrada do pavilhão dos expositores, enfeitado com sombrinhas coloridas. “É a primeira vez que venho a Sapiranga. Estou achando muita linda”, disse Janaína. Elisabeth vem pela segunda vez e, na chegada, fez compras de flores.

Entre os expositores está a Associação Koloniegeschmak, com venda de produtos coloniais como pães, bolos e bolachas. Além disso, o grupo de mulheres produz cucas dentro do parque. Já as mudas de rosas, que dão nome ao evento, são comercializadas em diversas cores por 12 reais, cada.

Hoje serão 18 apresentações, com destaque para o Reação em Cadeia, às 22 horas, e 17 no domingo, com músicas nos estilos rock, sertanejo, pagode e Djs, sendo o show de Zé Neto e Cristiano, a partir das 20 horas, o mais esperado. Os portões neste fim de semana abrem às 10 horas. 

Prefeita diz que festa é para todos

A contratação das duplas sertanejas nacionais gerou polêmica antes do início do evento, já que o Ministério Público moveu uma ação questionando o excesso de gastos e as apresentações de Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Guilherme e Benuto, chegaram a ser suspensas. No entanto, a prefeitura conquistou uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e garantiu a programação.

Em seu pronunciamento durante a abertura do evento, a prefeita Carina Nath não tocou no assunto. A chefe do Executivo destacou a importância da festa para o município e o voluntariado envolvido nos bastidores do evento.

“Isso representa o quanto a Festa das Rosas é importante para a nossa população. A festa é para todos, para a nossa população e para os visitantes”, disse. Segundo Carina, o evento é uma “vitrine”, que faz a “cidade crescer”, movimentando o setor de serviços, em especial a alimentação e rede hoteleira. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas