abc+

SERRA GAÚCHA

Festa da Uva de 2026 já tem data marcada; edição deste ano teve 400 mil visitantes

34ª Festa Nacional da Uva chegou ao fim na noite deste domingo (3) em Caxias do Sul

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/03/2024 às 23h:16 Última atualização: 03/03/2024 às 23h:17
Publicidade

Terminou na noite deste domingo (3) a 34ª Festa Nacional da Uva, realizada em Caxias do Sul. Além de uma avaliação desta edição, a organização já divulgou as datas de início e final da próxima edição, que acontece em 2026.

Organização fez balanço da edição da Festa da Uva que terminou neste domingo | abc+



Organização fez balanço da edição da Festa da Uva que terminou neste domingo

Foto: Matheus Teodoro/Divulgação

A próxima Festa Nacional da Uva, edição de número 35, será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, informou o presidente da festa, Fernando Bertotto.

Segundo ele, em 2025 será realizada a Festa das Colheitas nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março; 7 a 9 de março; e 14 a 16 de março (sempre sexta, sábado e domingo).

Ao fazer um balanço da edição de 2024, o presidente disse que 400 mil visitantes passaram pelas atrações da festa. Somente nos três shows nacionais realizados nos sábados do evento foram cerca de 37 mil pessoas, segundo ele.

Já as seis noites de Desfiles Cênicos, na Rua Sinimbu, reuniram 64 mil pessoas, sendo 20 mil no último deles, no sábado (2). Ao longo de 18 dias de evento, 120 toneladas de uva foram distribuídas aos visitantes, tanto no Parque da Festa da Uva quanto nos corsos.

“A primeira Festa da Uva pós-pandemia foi um sucesso. O turista brasileiro voltou a prestigiar e participar dela, e isso precisa ser salientado. Houve muitas excursões de visitantes, não somente no parque, mas também nos desfiles”, afirma.

Outro ponto destacado pela organização foram as inovações apresentadas nesta edição, como a criação dos espaços Téti, voltado ao público infantil; Tendenza, dedicado ao setor de moda da região; e Vila das Cervejas, com a missão de agradar o público apreciador dessa bebida.

“São mudanças significativas e importantes, que podem permanecer em outras edições”, destaca Bertotto. A retomada do espetáculo Som & Luz, depois de oito anos, encantou os espectadores, assim como outros atrativos, como a novidade tirolesa e o já conhecido passeio de helicóptero.

O presidente falou ainda sobre o deslocamento do setor de alimentação da festa para o pavilhão 1, enquanto o espaço multissetorial passou a integrar o pavilhão 2, reorganizando o fluxo de visitantes.

A presença de pequenas ilhas de serviços de alimentação em diferentes pontos estratégicos do parque também foi importante para o atendimento ao público, otimizando o suporte aos visitantes.

Além disso, segundo a organização, a agricultura familiar foi essencial para a Festa da Uva 2024. Tanto no papel de expositor quanto como fornecedor, os agricultores se fizeram presentes trazendo uma importante amostra da produção e do seu empenho para o desenvolvimento da região.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade