abc+

MORRO REUTER

FESTA DA LAVANDA: Bebidas, doces e produtos da planta encantam turistas; veja os diferenciais

Doces, cosméticos e até cerveja artesanal com lavanda conquistam visitantes da Festa da Lavanda

Publicado em: 19/10/2024 às 13h:59 Última atualização: 20/10/2024 às 15h:12
Publicidade

A Festa da Lavanda, em Morro Reuter, tem movimentado há seis edições os negócios locais com uma variedade de produtos derivados da planta, como itens gastronômicos, bebidas e cosméticos. O evento, que alavanca a economia de um município com pouco mais de seis mil habitantes, se encerra neste domingo (20) com entrada gratuita e programação voltada para toda a família.

Festa da Lavanda movimenta economia de Morro Reuter. | abc+



Festa da Lavanda movimenta economia de Morro Reuter.

Foto: Daniela Moraes/Divulgação

O cultivo de lavanda em Morro Reuter começou em 1997, e, desde então, o número de agricultores interessados no plantio só cresce. Segundo a prefeita do município, Carla Chamorro, a Festa da Lavanda é um dos principais eventos da cidade, pois demonstra o grande potencial turístico da planta, que impulsiona a economia local.

“O turista vem em busca dos produtos à base de lavanda, produzidos aqui mesmo no município. Isso fez com que surgisse uma cadeia crescente de empreendedores que estão inovando e criando novos itens a partir da lavanda”, afirma a prefeita.

FIQUE POR DENTRO: Saiba quais são as 20 praias de Santa Catarina que receberam o selo bandeira azul

Carla ressalta que o apoio da população é fundamental para o sucesso do evento. Antes bienal, a festa passou a ser realizada anualmente justamente para atrair ainda mais turistas. “Neste ano, a cidade abraçou o evento como nunca. Morro Reuter está totalmente envolvida com a lavanda, com mais de 60 comerciantes locais oferecendo seus produtos”, destaca.

Produtos de lavanda fazem sucesso

Um dos estandes mais movimentados da Festa da Lavanda é o da Nille Doces, criado pela doceira Janine Sebastiany Galvão. Com duas opções de tortas feitas com lavanda, a empreendedora tem aumentado gradativamente suas vendas durante o evento.

Janine Sebastiany Galvão, da Nille Doces. | abc+



Janine Sebastiany Galvão, da Nille Doces.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

“Eu, minha mãe e minha filha — três gerações — plantamos juntas mudas de lavanda. São três corações unidos por um motivo especial: os doces. A festa é uma grande oportunidade para os pequenos empreendedores”, conta Janine.

Na mesma linha de quitutes, a Chocolates Degustare, uma empresa familiar com 22 anos de história em Morro Reuter, trouxe para o evento bombons cremosos de lavanda e drágeas de cranberry e amêndoa saborizadas com a flor. O negócio é comandado pela família Arnold.

Maria Eduarda, Eduardo e Isadora Arnold, da Chocolates Degustare. | abc+



Maria Eduarda, Eduardo e Isadora Arnold, da Chocolates Degustare.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

“O produto feito com lavanda faz muito sucesso na festa. Muitos produtores de Morro Reuter estão se mobilizando em torno da comercialização de itens à base da planta”, destaca a empreendedora Maria Eduarda Arnold.

Os apaixonados por cervejas artesanais também encontram em Morro Reuter opções de chopes com lavanda. Com notas florais e teor alcoólico um pouco mais elevado, o produto é popular entre os adultos. A Cervejaria Oripacha, a única do município, aposta na planta para atrair turistas.

Julia Borella Quadros, da Cervejaria Oripacha. | abc+



Julia Borella Quadros, da Cervejaria Oripacha.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

“As pessoas que visitam a Festa da Lavanda procuram por esses produtos, pois eles chamam muita atenção. As vendas são sempre muito boas, já que o público busca opções diferenciadas”, afirma uma das sócias Julia Borella Quadros.

Mas não é só o paladar que a lavanda conquista em Morro Reuter. Com seu aroma inigualável, produtos cosméticos, velas, incensos e óleos essenciais também estão entre os preferidos de quem visita a cidade. A Lavanda com Amor, um empreendimento local desenvolvido por mãe e filha, Beatriz Pereira Lima e Victoria Givankliff, é um dos grandes exemplos.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Beatriz Pereira Lima e Victoria Givankliff, da Lavanda com Amor. | abc+



Beatriz Pereira Lima e Victoria Givankliff, da Lavanda com Amor.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

As empreendedoras também levam seus produtos à base de lavanda para eventos em outras cidades, aproveitando o diferencial que a planta traz para o negócio. “A aceitação da lavanda em outros locais também é muito grande. É um produto com alto valor de mercado, às pessoas o procuram pelos benefícios: é calmante, relaxante e ainda traz um aroma agradável ao ambiente”, explica Victoria.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade