A 33ª Festa da Colônia de Gramado terá programação especial por 18 dias no complexo do Expogramado. A tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses poderão ser apreciados no evento que vai de 25 de abril até 12 de maio em Gramado. Com entrada e estacionamento gratuitos, a festa ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 10 às 22 horas, e sábados, domingo e feriado das 10 às 23 horas. O único dia que o evento não ocorrerá será na quarta-feira, dia 8 de maio.
A programação contará com feira de produtos, escolha da corte da Rota Romântica no Bicentenário da Imigração Alemã, festa dos espantalhos, bandinhas e grupos folclóricos, escolinha rural, capela da colônia, foto antiga, museu das etnias, desfile de carretas e jogos rurais. Ainda terão fornos de barro, café da colônia, cozinhas da Oma e da Nonna. Em paralelo, a Feira Feito em Gramado contará com mais de 170 expositores.
Turismo
A corte da festa, composta pela rainha Júlia Brezolla Fritsch e princesas Manuela Cavichion e Ana Paula Thomazi, que esteve na segunda-feira (22) na sede do Grupo Sinos, recepcionará os visitantes. Além de moradores, contam, o evento atrai turistas que estão na charmosa cidade da Serra gaúcha.
A rainha Júlia conta que um dos diferenciais deste ano, em comparação com a edição anterior, é a escolha da corte dos 200 anos da imigração alemã. No dia 4 de maio, as cortes das cidades que integram a Rota Romântica, participarão do concurso que elegerá a corte no Bicentenário. A corte da Festa da Colônia representará Gramado.
Ana Paula ressalta a farta gastronomia do evento, que terá um café colonial especial e dos fornos, de onde sairão pão com linguiça e cucas assadas na hora, por exemplo. Também não faltarão os bolinhos de batata e os pastéis. “É um lugar onde a pessoa chega, se aconchega, conhece amigos e faz novas amizades. É um espaço bem bacana dentro da festa”, frisa a princesa.
A outra princesa Manuela destaca a infraestrutura da festa. Às vezes os visitantes se preocupam com a chuva, mas a maior parte do evento é em área coberta. “Na Serra há também serração, mas nada atrapalha. O pessoal gosta desse clima de Gramado”, enaltece Manuela.
LEIA TAMBÉM