abc+

PELA REGIÃO

Festa da Bergamota resgata autoestima da população de São Sebastião do Caí

Organização faz avaliação positiva da 22ª edição e elogia engajamento da comunidade caiense

Moacir Fritzen
Publicado em: 24/09/2024 às 07h:00 Última atualização: 23/09/2024 às 20h:06
Publicidade

Mais do que prestigiar shows, fazer negócios, aproveitar a gastronomia e os produtos locais. A 22ª Festa Nacional da Bergamota e das Flores também serviu para resgatar a autoestima da população de São Sebastião do Caí e outras cidades da região que foram severamente castigadas pelas últimas enchentes. A organização faz um balanço preliminar bastante positivo. “Todos os expositores com os quais conversamos estão satisfeitos com as vendas”, comenta o presidente da Comissão Organizadora do evento, o empresário Elton Sebastiany.

Milhares de pessoas prestigiaram o show de Luan Santana | abc+



Milhares de pessoas prestigiaram o show de Luan Santana

Foto: Divulgação

Os números oficiais devem ser divulgados nos próximos dias. A segunda-feira ainda foi de movimentação no Parque Centenário para a desmontagem da estrutura.

Programada inicialmente para ocorrer no final do mês de maio e início de junho, a programação precisou ser adiada para setembro. As águas tomaram grande extensão da cidade numa cheia histórica do Rio Caí.

“Realizamos um evento que se tornou uma das maiores Festas da Bergamota e das Flores com certeza. Estamos hoje (segunda-feira) ainda acompanhando os expositores que estão saindo da feira, todos, sem exceção, satisfeitos com o grande volume de negócios feitos. Então, isso é muito gratificante”, destaca Sebastiany. “Para nós, da Comissão Organizadora, é um alívio. Estamos com a consciência do dever cumprido”, descreve.

Reconstrução

Sebastiany considera que o saldo foi extremamente positivo após uma catástrofe que atingiu São Sebastião do Caí e região. “Acreditamos que a comunidade de São Sebastião do Caí, que num primeiro momento estava um pouco de uma certa forma pensando em não fazer festa, em função da enchente que vivemos no mês de maio, mas a gente viu durante toda a feira que o povo viveu a festa, adotou o projeto de reconstrução… O público participou em massa”, avalia.

Ele também destaca que times de futebol e uma equipe de handebol administraram copas, enquanto a comunidade participou de pontos de venda de alimentação. “Promovemos uma inclusão”, afirma.

Novidades ao longo da programação

Comissão Organizadora procurou oferecer novidades ao longo da programação. Sebastiany cita a Vila Germânica, o Espaço Coopera, a inclusão da Semana Farroupilha no evento e inauguração da Casa do Bicentenário da Imigração Alemã dentro do Parque Centenário.

A Comissão Organizadora procurou escolher atrações culturais que atendessem públicos de diferentes faixas etárias e também preferências musicais.

Na noite de domingo, o show do cantor Luan Santana fez milhares de fãs cantarem, dançarem e aplaudirem. A estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a apresentação do músico. O sentimento era de contentamento e de um merecido momento de divertimento depois de tanto sofrimento com frequentes inundações.

O último domingo ainda teve Neto Acústico, Cristal Show, Alma Nova, DJ Leandro Henrique e Projeto The Best, além da Banda Rosas, que fechou a noite e a programação.

Estímulo à retomada da economia local

A 22ª Festa Nacional da Bergamota e das Flores ainda serviu como um estímulo à retomada da economia de São Sebastião do Caí, incentivando e divulgando os potenciais locais, bem como oportunizando negócios. O evento contou com exposições de citros, flores, veículos, artesanato e produtos coloniais. A festividade não ocorria desde 2018 e a 22ª edição se tornou um marco após anos de pandemia e das enchentes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade