abc+

SANTA MARIA DO HERVAL

FESTA DA BATATA: Além do bolinho, torta de batata com glacê é atração na Kartoffelfest; confira a receita

Festa em área coberta ocorrerá também dos dias 18 a 21 de maio, no Centro da cidade

Susete Mello
Publicado em: 14/05/2023 às 17h:23 Última atualização: 26/03/2024 às 21h:47
Publicidade

O primeiro fim de semana da 24ª Kartoffelfest, a Festa da Batata, em Santa Maria do Herval, foi uma verdadeira aula do que é possível preparar com a batata. Do tradicional bolinho de batata, passando pela batata frita, lasanha, batata recheada, chega-se a torta de batata com cobertura de glacê, uma sobremesa especial. 

José Irineu Fuehr, 64 anos, e Rosa Maria Faiz Fuehr, 57



José Irineu Fuehr, 64 anos, e Rosa Maria Faiz Fuehr, 57

Foto: Susi Mello/GES-Especial

É na banca do casal de agricultores Rosa Maria Faiz Fuehr, 57 anos, e José Irineu Fuehr, 64, que o visitante encontra a torta e outros alimentos com o mesmo ingrediente: a batata. “Bolinho de batata tradicional e recheado com carne, e a torta de batata, vendida em fatias”, conta a agricultora que planta batata na localidade de Alto Padre Eterno, uma tradição da família.

 Quem passa pela festa pode conhecer desde as etapas de plantio, colheita, lavagem e comercialização, falando diretamente com os agricultores ou visitante um espaço onde há banners que contam a história da batata. O legume, por exemplo, esteve presente no bolinho apreciado por moradoras de Guaíba, a dona de casa Teresa Mileski Darski, 70, sua filha Taciane Mileski Darski e a sua irmã, a comerciante Ivone Mileski, 67. “Vai ser o dia da batata”, comentou entusiasmada Teresa, antecipando que voltarão para casa com batata.

De Canela, a designer de sobrancelha Natalia Machado, 25, e o azulejista Matheus Kaiser, 23, também aproveitaram o fim de semana para visitar a festa. “A gastronomia chamou atenção”, declarou Natalia. Essa foi a primeira vez que o casal participou do evento.

A festa em área coberta ocorrerá também dos dias 18 a 21 de maio, no Centro da cidade. Nas quintas e sextas-feiras, a entrada é gratuita. Nos sábados e domingos, o ingresso custa R$ 15 e pode ser adquirido no local.

Uma trajetória cheia de histórias

É fácil encontrar quem tem a batata como fonte de renda. É o caso do casal de moradores de Santa Maria do Herval, os agricultores Maria Iraci e Decio Arnold, ambos com 76 anos. Eles impressionaram-se com fotos que mostram diferentes formas de batatas, na exposição. “É interessante a evolução”, comentou a agricultora.

Neto de Bruno Kunst, que plantava batatas com arado, o comerciante Kleiton Kunst, 24, explica que o processo foi transformando-se com as novas tecnologias. Ele vende batatas na região e capital e mostra todas as etapas de plantio, irrigação, colheita, lavagem e transporte.

“Por mês vendemos 15 mil sacas por mês”, comenta o empresário, que vende batata rosa e branca. A primeira é mais para frituras e a branca para cozimento, no preparo de purês e salada de maionese. 

Aniversário

A prefeita Mara Susana Schaumloeffel Stoffel ressalta que o evento também marca os 35 anos de emancipação do município neste mês. “Colocamos nossos produtores na festa deles para valorizar o trabalho deles para população e visitantes”, salienta.

“Estamos felizes porque nos primeiros dias está dentro da normalidade”, reforça o secretário de Turismo, Indústria, Cultura e Comércio, Marcos Stoffel.

 

Receita da torta especial de batatas

Ingredientes

– Massa: 1 xícara de trigo, 1 xícara de maisena, 1/2 xícara de leite, 2 colheres (café) de fermento, 1 pitada de sal, 2 colheres (sopa) de margarina

– Recheio: Seis batatas cozidas e espremidas, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 4 gemas, 1/ 2 colher (sopa) de margarina, 100 gramas de coco ralado

– Cobertura: 4 claras batidas, 4 colheres (sopa) açúcar, 1 colher (café) suco de limão.

Modo de fazer

– Massa: Misturar a farinha, a maisena, o fermento e o sal com a margarina. Acrescentar, ao poucos, o leite e amassar até a mistura ficar homogênea. Espalhar a massa no fundo de uma forma previamente untada.

– Recheio: Misturar o açúcar, as gemas, a margarina com a batata assada e levar ao fogo por 15 minutos, mexendo sem parar. Retirar do fogo, acrescentando o coco. Mexa até esfriar. Espalhar sobre a torta e leve ao forno por 30 minutos.

– Cobertura: Bata as claras em neve e acrescente, aos poucos, suco de limão e açúcar. Espalhe sobre a torta e leve para dourar em fogo médio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade