abc+

FAZ HISTÓRIA

Fernando Sodré é o primeiro negro a comandar a Polícia Civil do RS

Durante solenidade de posse, delegado disse que sua indicação representa a superação de paradigmas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 15/02/2023 às 21h:28 Última atualização: 24/01/2024 às 14h:15
Publicidade

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul é comandada por um delegado autodeclarado negro pela primeira vez em 181 anos de história. Fernando Antônio Oliveira Sodré assumiu a chefia da corporação na terça-feira (14), em Porto Alegre, e disse, durante a cerimônia, que sua indicação representa a superação de paradigmas. “Tal escolha traz consigo o enfrentamento efetivo do racismo estrutural, sendo que o Rio Grande do Sul, a cada dia, nos ensina mais sobre a importância e a força da diversidade. Temos a certeza de que não galgamos essa função pela questão racial, mas o importante, e o que todos precisam perceber, é que não deixamos de ser escolhidos por essa questão”, salientou.

Sodré disse que a sua indicação representa a superação de paradigmas



Sodré disse que a sua indicação representa a superação de paradigmas

Foto: Luís André/Secom

 

Sodré anunciou que a sua atuação terá como foco a proteção dos grupos vulneráveis e o combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais e ao tráfico de drogas, além de uma integração cada vez maior com as demais forças de segurança do Estado, com investimento em inteligência.

Em sua fala, o governador Eduardo Leite destacou a representatividade da escolha de Sodré para assumir o posto mais alto da Polícia Civil. “Com muito orgulho e muita honra, depois de ter a oportunidade, como governador, de guindar à posição de chefe de Polícia a primeira mulher, hoje estamos conduzindo à mesma posição, pela primeira vez, um homem negro”, pontuou.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a experiência e a trajetória de Sodré reforçarão as ações e políticas na área da Segurança Pública. “O delegado Sodré é um profissional com larga experiência na Polícia Civil, tanto em Porto Alegre quanto no interior, onde atuou por muitos anos, inclusive em áreas de fronteiras. É um profissional que conhece profundamente todo o Rio Grande do Sul, o que nos permite realizar um planejamento para todo o Estado com eficiência e efetividade nas ações”, afirmou.

A solenidade marcou também a posse do delegado Heraldo Chaves Guerreiro como novo subchefe da corporação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade