FIM DO ANO LETIVO

Férias escolares começam no mesmo dia na rede estadual e municipal de Novo Hamburgo

Mesmo com as enchentes, todas as escolas das escolas públicas terão férias na data prevista

Publicado em: 18/12/2024 07:00
Última atualização: 18/12/2024 08:38

O clima de fim de ano chegou nas escolas estaduais e municipais de Novo Hamburgo, já que ambas as redes entram em férias nesta sexta-feira (20). São milhares de estudantes do Estado que encerram um dos anos letivos mais desafiadores da educação gaúcha, já que a tragédia climática trouxe desafios maiores ou semelhantes aos causados pela pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Impasse entre Prefeitura e empresa deixa escola de Novo Hamburgo sem aparelhos de ar-condicionado


Estudantes entram em férias neste final de semana Foto: https://www.abcmais.com/tag/smed/

Mesmo com as enchentes, que atingiram escolas em diferentes níveis ao longo deste ano, a Secretaria de Educação (Seduc) diz que toda a rede estadual vai encerrar o ano letivo no mesmo dia. A forma encontrada ano letivo de forma igual para todos os estudantes da rede foi lançar mão de uma estratégia já adotada durante a pandemia.

“Para atender às demandas de aprendizagem dos alunos afetados pelos eventos climáticos, adotou o chamado continuum curricular. A política pública permite a recomposição das aprendizagens ao longo dos anos letivos através da flexibilização do currículo por meio da priorização das competências e habilidades essenciais para cada série ou ano”, detalhou por nota a Seduc.

Segundo a Secretaria, apesar da enchente, o calendário escolar não foi afetado justamente em razão da possibilidade de adotar a medida de continuidade.

Férias em Novo Hamburgo

Na rede municipal de ensino os estudantes também chegam ao fim do ano letivo nesta sexta-feira. Serão 24 mil alunos da rede pública municipal que estarão em férias já a partir deste fim de semana.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Novo Hamburgo precisou realizar ajustes para garantir que os estudantes hamburguenses não tivessem aulas fora do período letivo. “A: O calendário foi reorganizado a partir das orientações do Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação, incluindo aulas presenciais e não presenciais”, informou a pasta por nota.

Dias sem aula e retorno

Levantamento da Seduc aponta que o impacto das enchentes foi bastante significativo, com mais de 573 mil estudantes da rede tendo ficado sem aulas por no mínimo sete dias letivos. O maior período sem aulas foi entre 18 a 22 dias, que afetou 282 escolas e mais de 128,4 mil alunos, o que representa 17,43% do total.

O maior número de escolas, e estudantes, ficaram sete dias letivos sem aulas, situação que chegou a 1,4 mil escolas, afetando mais de 28,9 mil estudantes, o que representa 52,7% do total. Outras 221 escolas registraram perdas entre 8 e 12 dias, impactando mais de 24,7 mil estudantes, ou 8,89% da rede.

As férias escolares na rede estadual de ensino vão até o dia 10 de fevereiro de 2025, quando os alunos voltam à sala de aula. A previsão é que o ano letivo no próximo ano chegue ao fim em 17 de dezembro. Entre os dias 21 de julho e 3 de agosto está previsto o recesso de meio de ano da rede.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas