PREVISÃO DO TEMPO
Feriadão de carnaval deve ter clima de outono em todo o RS
Sol predomina no fim de semana, mas as temperaturas seguirão amenas até a chegada da 'festa do Rei Momo'
Última atualização: 24/01/2024 14:56
A partir desta quarta-feira (15), o Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias mais amenos, com pancadas de chuva e abertura de sol, e máximas menores ou ao redor dos 30 graus. Mesmo que a chuva siga até a sexta-feira (17) – depois de dias de calor extremo, que se encerraram na terça-feira (14) com a chegada de chuva e temporais isolados – o sol deve predominar no fim de semana, mas as temperaturas podem trazer um 'clima de outono' ao território gaúcho.
A 'festa do Rei Momo' deve ter queda significativa de temperatura. A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, salienta que as mínimas devem ser entre 7 e 8 graus na Campanha e em trechos da Serra. Na grande Porto Alegre, a mínima deve ser de 13 graus. As máximas, por exemplo, não devem bater os 30 graus, com 24 graus no sábado (18) e 27 graus no domingo (19). Por isso, a meteorologista diz que "a previsão é de outono no final de semana".
Até lá...
"Os próximos dias têm calor 'mais civilizado', com máximas ao redor de 30 graus no Vale dos Sinos", explica Estael.
A quarta deve ter mínima de 20 graus e máxima entre 29 e 30 graus na região metropolitana. Na quinta-feira (16), pode fica entre 21 e 31 graus.
No dia que antecipa a chegada do fim de semana, há refresco maior: mínima de 19 e máxima de 2 graus. "Há chegada de um ar polar, dá para chamar assim, de vento sul gelado, e o final de semana de carnaval vai ser fresquinho", prevê.
E o restante do verão?
A meteorologista da Metsul acredita que a palavra certa para o restante do verão – que se encerra em 20 de março – é variabilidade térmica. "Vão ter altos e baixos, já lembrando o clima de transição de outono", sublinha.
A tão sonhada chuva, diante da estiagem, ainda será em poucos volumes até o final de fevereiro, mas na primeira metade de março, a frequência será maior. "O Lã Nina está chegando ao fim e a informação é que nos próximos dias podemos falar em neutralidade", esclarece Estael.