Reforçando o discurso usado em campanha de que seguirá os passos do seu antecessor, Leonardo Pascoal, o candidato eleito no pleito passado a prefeito de Esteio, Felipe Costella (PL), tomou posse nesta quarta-feira (1º), dando início ao seu primeiro governo na cidade. Vereador por três mandatos no Município, Costella tem como seu vice Rafael Figliero (PP). A chapa venceu a Eleição de 2024 com 48,23% dos votos válidos. A cerimônia de posse para a gestão 2025/2028 foi realizada à tarde, na Câmara de Vereadores.
Foram empossados, também, os vereadores eleitos, e os secretários: Daniel Grassmann (chefe de gabinete), Lilian Haigert (Obras), Katiane Marques (Cidadania e Direitos Humanos), Rose Kennedy (Educação), Rochele Retamoso Moreira (Fazenda), Gilson de Menezes (Saúde), Francisco Alves (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Ana Boll( Diretora-geral da Fundação de Saúde Pública São Camilo), Priscila Moreira (Governança e Gestão), Nahiene Closs (diretora-geral do Prev-Esteio), Brayon Marques (Cultura, Esporte e Lazer), Camila Buralde (Procuradoria-Geral do Município), Raquel de Freire (Urbanismo), Fernando Nunes (Segurança Pública).
Ao Jornal VS na semana passada, Costella havia adiantado um resumo sobre sua gestão. “Este será um governo focado, responsável e próximo da população, para garantir que Esteio continue avançando e se torne, cada vez mais, uma cidade de oportunidades”, afirma.
Mesa Diretora
Durante a cerimônia de posse, num dos primeiros momentos após empossados os vereadores foi eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores esteiense para o biênio 2025/2026. Foram escolhidos o presidente, Fernando Luz (PP), o vice-presidente, Cláudio Luciano Dusik (MDB), o 1º secretário, Eliezer Machado (PL) e a 2ª secretária, Dalen Oliveira (PSB).
Janeiro será dedicado à criação de metas
Segundo Costella, este primeiro mês de gestão será dedicado à criação das metas para o primeiro ano de governo.
LEIA TAMBÉM: Esteio passa de 4,4% para 90% de coleta e tratamento de esgoto em oito anos
“Alinhadas ao legado do governo Leonardo Pascoal e ao nosso Programa de Governo, escolhido pelos esteienses. Entre as prioridades está a continuidade do projeto Esteio Resiliente, que representa o maior investimento da história da cidade no combate às enchentes. Vamos trabalhar para avançar nesse e em outros projetos essenciais, com o objetivo de melhorar a vida de todos os cidadãos”, comenta o prefeito.
Leo assume seus 5º mandato
Esta será a 5ª legislatura do petista Leonardo Dahmer na Câmara de Vereadores de Esteio. Professor de sociologia e ciência política formado na UFRGS, Dahmer deverá assumir o papel de linha de frente da oposição ao prefeito na Câmara.
VIU ESTA?: MEGA DA VIRADA: Para onde vão os R$ 2,49 bilhões arrecadados com apostas?
“A oposição tem um papel a cumprir de fiscalização, de cobrança e acho que nós temos que fazê-lo, até porque quase metade da população elegeu candidatos de oposição na Câmara. Quatro em 10 são de oposição. Além da fiscalização e cobrança, faremos também proposição. Nós temos divergências com o governo, mas não vamos só atacar, como também propor coisas que julgamos importantes”, diz.
Assim como em mandatos anteriores, neste Dahmer conta que suas bandeiras serão os bairros, educação e saúde. “Sempre trabalhei pela regularização fundiária, urbanização, mas também pela educação, trouxe muitas emendas nesta área, na luta pelo ensino técnico, também a saúde, reduzir filas, tempo de espera”, diz.
Pascoal parabeniza sucessor pela posse
Ex-prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal parabenizou seu sucessor. “É uma grande alegria ver o Felipe e o Rafael assumindo a liderança de Esteio, pois ambos integraram a nossa equipe, contribuindo diretamente para os avanços que conquistamos nos últimos anos. Como meus sucessores, tenho plena confiança de que darão continuidade ao projeto de transformação que construímos juntos, com dedicação e compromisso com a população”, destacou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESTEIO
“Estou certo de que a nova administração seguirá avançando, garantindo um futuro ainda mais promissor para nossa cidade”, completou Pascoal.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags