“São produtos maravilhosos, fresquinhos e que garantem uma boa alimentação ao longo da semana. Já é tradição da nossa família vir até a feira do produtor de Tramandaí no período em que estamos veraneando por aqui.”
A declaração é da professora aposentada Ângela Cabral, moradora de Estância Velha, que está passando a temporada de verão em Imbé. Todas as quintas-feiras, ela atravessa a ponte Giuseppe Garibaldi para comprar frutas, verduras e legumes na feira de produtores orgânicos e coloniais de Tramandaí, uma tradição que já dura mais de 40 anos.
BOLHA DE CALOR: O que esperar das tempestades nas próximas horas com a temperatura perto dos 40°C no RS
A feirinha, realizada semanalmente durante o ano todo, se transforma em um atrativo ainda mais procurado no verão, quando o litoral norte recebe turistas de diversas regiões do Estado.
Os mais de 30 expositores oferecem uma grande variedade de produtos, incluindo frutas, verduras, legumes, embutidos, flores e doces. Grande parte dos alimentos frescos é colhida pouco antes de os produtores se deslocarem para Tramandaí, garantindo qualidade aos consumidores.
Um dos cantinhos mais concorridos da feira é o espaço do agricultor local com produtos sem agrotóxicos. Mas a feira também reúne agricultores de outras cidades litorâneas, como Terra de Areia e Osório, e da região metropolitana. Um exemplo é o feirante Vitor Maidana, de Cachoeirinha, que há 24 anos participa da feira em Tramandaí.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Ele comercializa doces de frutas e conta que a alta temporada no litoral é fundamental para manter as vendas durante os meses de janeiro e fevereiro. “Em Porto Alegre, onde participo de feiras ao longo do ano, as vendas caem nessa época por causa do calor e das férias, mas aqui conseguimos manter nosso faturamento. É muito agradável estar em Tramandaí, porque os clientes já nos conhecem e nossos produtos têm boa aceitação”, relata.
Moradora de Glorinha, Cristiane Correia Cardoso também frequenta a feira semanalmente durante o verão, sempre acompanhada da mãe. “Estou levando banana, pêssego, abacaxi, manga, bastante verdura e legumes para o resto da semana. Até a próxima quinta está tudo garantido”, afirma.
Feiras
Tramandaí conta atualmente com quatro feiras de hortifrutigranjeiros. A feira na área central, que ocorre todas às quintas, das 7 às 12 horas, acontece na Avenida Ubatuba de Farias (Barra).
MORTE DE GÊMEAS: Novos detalhes sobre o caso são revelados; mãe pesquisou veneno no Google
Também são realizadas feirinhas em Nova Tramandaí, na Avenida Minas Gerais (Centrinho), também às quintas, das 7 às 12 horas; no Jardim Atlântico, na Avenida Jardim Atlântico, às sextas, das 13 às 17 horas; e no São José, na Avenida Militão de Almeida, aos sábados, das 7 às 12 horas.
LEIA TAMBÉM