abc+

OPORTUNIDADE

Feirão de Emprego oferta 250 vagas de trabalho em Canoas

Edição desta quarta-feira (26) ocorre na Subprefeitura Sudoeste

Taís Forgearini
Publicado em: 26/04/2023 às 10h:04 Última atualização: 05/03/2024 às 10h:06
Publicidade

O tradicional Feirão do Emprego ocorre nesta quarta-feira (26), das 9 às 16 horas. A edição será feita na Subprefeitura Sudoeste, localizada na Rua Edgar Fritz Muller, 430, no bairro Rio Branco. Ao todo, serão cerca de 250 vagas do Banco de Oportunidades.

Atendimentos serão por ordem de chegada



Atendimentos serão por ordem de chegada

Foto: PAULO PIRES/GES

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti), responsável pela organização do evento, três empresas (de telefonia e de redes de supermercados) estarão no local para fazer uma pré-seleção de entrevista.

As vagas com maior número de ofertas são para operador (a) telemarketing, vendedor (a), operador (a) de caixa. Também serão destinadas vagas para pessoas com deficiência e para jovem aprendiz.

Os candidatos devem comparecer preferencialmente com currículo impresso e documento oficial que tenha o número do CPF. “Se por algum motivo a pessoa não tiver condições de levar o currículo em mãos, o candidato poderá preencher o formulário do Feirão”, explica o secretário interino da Smdeti, Daurinei Alt. Os atendimentos serão por ordem de chegada, com distribuição de fichas, se necessário.

“Peço que a comunidade compareça, é uma oportunidade para todos os tipos de pessoas. A Prefeitura de Canoas tem procurado aumentar o número de empresas parceiras para fomentar o emprego nos feirões. Nosso principal objetivo é fazer a ponte entre quem precisa de trabalho e quem oferta ele”, salienta Daurinei.

Qualificação e salários

Entre as principais reclamações de quem está em busca de um emprego por meio do Banco de Oportunidades são os baixos salários e a falta de retorno por parte de algumas empresas.

“As vagas em que os salários são maiores exigem maior escolaridade e qualificação. Atualmente, o maior número de vagas disponíveis são para cargos que exigem menos estudo, e por consequência pagam salários menores [cerca de um salário mínimo], mas é importante ressaltar que também há oferta de vagas em que o valor ultrapassa os R$ 2 mil”, frisa Daurinei.

Segundo o secretário interino, está sendo feito um estudo para um programa que exija que as empresas informem para a Smdeti quantas pessoas foram empregadas por meio do Banco de Oportunidades e Feirões. “Hoje não há a obrigatoriedade, por isso, não temos números e nem como responder para as pessoas que reclamam que não são chamadas”, conclui o titular interino.

Programa e outros serviços

O projeto Feirão de Emprego ocorre regularmente, de forma descentralizada, às quartas-feiras, sempre em uma das quatro subprefeituras (Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste). A Prefeitura oferece um espaço para entrevistas de candidatos com empresas participantes e o cadastro no projeto Banco de Oportunidades por meio da plataforma digital e gratuita disponibilizada dentro do site da Prefeitura de Canoas.

“A ideia é que possamos cada vez mais fortalecer as parcerias com as empresas. Entendemos que ainda alguns pontos necessitam ser ajustados, mas estamos trabalhando para isso”, afirma o secretário interino da Smdeti.

Os canoenses que estão em busca de uma vaga de emprego também podem procurar a Agência FGTAS/Sine, localizada na Rua Ipiranga, 140 – Centro. “As vagas são dinâmicas, mas todos os dias temos. É importante que o candidato faço um cadastro”, diz a coordenadora do Sine, Marisete Zanatta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade