O perfume e o colorido das flores e folhagens não se limitam aqueles habituais encontrados nas plantas, que são destaque na 16ª Feira das Flores de Ivoti, que segue até domingo (5), das 9h às 19h, no Núcleo de Casas Enxaimel. Na praça de alimentação, as plantas se fazem presentes como ingredientes em receitas que surpreendem o público.
Na barraca do casal Michelle Petineli, 40 anos, e Vagner de Paula, 41, é possível encontrar geleias e pães feitos com flor. “O pão foi uma novidade, ele tem a flor no interior, por isso tem a cor levemente azulada”, conta Michelle, a autora das receitas que acrescentam a flor conhecida como fada azul.
Colocar as flores em receitas não chega a ser uma novidade para o casal, que tem um armazém de produtos coloniais na cidade. As geleias já tinham sido apresentadas, e a ideia de testar uma nova receita de pão veio da necessidade que Michelle sentiu de apresentar novidades aos clientes. “A gente sempre busca, de acordo com a temática dos eventos, trazer novidades que se encaixem”, conta.
De acordo com ela, a curiosidade tem sido um grande impulso de vendas. “O público está bem curioso, tem bastante gente procurando a geleia da fada, o pão azul. Na semana passada, todas as geleias que produzimos, vendemos, então foi sucesso”, resume.
Michelle conta que a flor utilizada na produção de pães não altera o sabor. “A fada azul é bem neutra, é delicada, suave, o pão seguirá então com o mesmo sabor, porém vai ter a florzinha no meio e terá os benefícios para a saúde”, diz ela. Segundo Michelle, a fada azul tem propriedades medicinais e até afrodisíacas, sendo muito utilizada na chamada medicina ayurveda.
Vagner ressalta outro fator buscado por eles, que é a oferta de produtos sem ingredientes industrializados e que sejam produzidos recentemente. “O nosso cliente não vai comprar nada que não tenha sido feito naquela semana.”
Em razão dessa prioridade por uma produção mais artesanal, o casal opta por uma produção em menor escala. “Toda nossa produção é artesanal, então a gente tenta manter a característica de produtos frescos”, conta Michelle.
Maionese de lavanda também é atração
Surpreender também foi a motivação de Egon Gaelzer, que tem como seu carro-chefe em eventos o pão de alho recheado. Para entrar no clima da Festa das Flores, ele decidiu inovar no complemento do lanche, apresentando a maionese de lavanda. “Pesquisei uma flor comestível e escolhi a lavanda, por ser bastante aromática e ter uma cor diferenciada”, conta. O resultado é uma maionese de coloração azul, com um sabor mais adocicado e aroma marcante.
Tem até planta carnívora
Já no estande de venda de flores, o que chama atenção são as cores. “O que a gente mais vende são as orquídeas, porque são muito bonitas e perfumadas e as pessoas gostam de ter em casa para decorar ou dar de presente”, conta Pablo Barbosa.
Neste ano, ele conta também que decidiram levar para a feira algumas amostras de plantas carnívoras. “No ano passado o pessoal pediu muito, as crianças principalmente têm muita curiosidade e, então, trouxemos elas”, conta.
LEIA TAMBÉM