EVENTO NA REGIÃO
Feira do Mel, Rosca e Nata: Quitutes de Ivoti "fisgam" visitantes pela qualidade e variedade
Evento, com entrada gratuita, ocorre neste fim de semana e no próximo; confira as opções gastronõmicas que a festa oferece
Última atualização: 26/03/2024 19:09
Ivoti recebe neste fim de semana, e no próximo, uma feira com diversos quitutes de dar água na boca. E o melhor: feitos na hora. A 16ª edição da Feira do Mel, Rosca e Nata começou na sexta-feira (19) com entrada gratuita e promete celebrar tradições com gastronomia típica alemã.
Entre as novidades deste ano, está a participação de três padarias, duas com produção no local e uma oferecendo um espaço de café, para consumo na festa.
Teve família de Novo Hamburgo que não fez cerimônia e chegou cedo para garantir o café da manhã. Entre um estande e outro, uma provinha aqui e ali, a sacola foi ficando cheia.
"Todos os anos nós viemos, não tem como não vir, sempre tem uma novidade, um sabor diferente... Sem falar na qualidade dos produtos", elogiou Jéferson Pereira dos Santos, 38. Acompanhado da esposa, Greice Juliana Gonçalves, 36, e das filhas, Gabriele, 19, e Júlia, 11, ele conta que visitou todos os expositores, um a um.
"E não dá para provar e não levar, né?", comentava Greice enquanto organizava os itens nas sacolas.
O visitante que passava pelo espaço das padarias tinha uma tarefa difícil: resistir ao cheirinho das gostosuras preparadas na hora. Além da rosca, uma das estrelas da festa, o tradicional waffel holandês e alfajores são produzidos no local.
A padaria Doce Sabor, que há 12 edições marca presença na feira, oferece variedade de roscas recheadas, doces e salgadas. A novidade para a edição deste ano é um quitute preparado com a massa da rosca que ganhou mel e um toque picante de mostrada.
"Todos os anos preparamos receitas pensando na feira, e em 2023 não seria diferente. Pensamos em algo que unisse o mel, tradicional em Ivoti, e a mostarda. O resultado surpreendeu, derrete na boca", descreveu a empresária Salete Maria Baratto.
No local, também são comercializados pães, cucas e bolos fresquinhos.
Quem aprovou a nova receita foi a cuidadora de idosos Bruna Bairros, de 32 anos.
"Realmenta, tá uma delícia", comentou. Frequentadora assídua do evento, ela estava acompanhada da família, que é de Porto Alegre. "Este ano alugamos um microônibus para virmos todos juntos. Trouxemos ecobags para transportar melhor e, não adianta, a melhor rosca é de Ivoti, por isso voltamos todos os anos."