A combinação de temperatura amena e tempo instável foi um convite a mais para os turistas aproveitarem o sábado (27) e curtirem a 16ª Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti. Com ampla área coberta, a chuva que caiu durante alguns momentos desta tarde não foi problema para quem visitou o Núcleo de Casas Enxaimel.
O que mais se viu foram pessoas carregando sacolas de rosca. O produto é assado na hora e pode ser degustado ainda quentinho. Do sabor tradicional às receitas mais surpreendentes, como capuccino, torresmo e mel com mostarda, a principal estrela da festa conquistava a quem chegava pelo olfato. Neste domingo (28) é último dia da feira, com funcionamento das 9 às 18 horas.
“Você acaba comendo pelo cheiro. É maravilhoso! E o atendimento aqui é muito bom e ágil”, elogiou a educadora social Roberta Cardoso, 46 anos. Moradora de São Leopoldo, combinou de encontrar as amigas Tamara da Silva, 32, de Sapucaia do Sul, e Ana Maria Nascimento, 27, de Porto Alegre, no evento. “Fazia cinco meses que a gente não se encontrava. Sempre combinamos de fazer alguma coisa diferente”, explicou Roberta.
Moradores de Canoas, o casal Audrea Laurentino, 46, e Cléber Laurentino, 48, conheceu o núcleo na Páscoa e decidiu voltar para a feira. “Aqui é muito legal. Estamos levando quatro roscas de chocolate”, disseram.
O expositor Péterson Chitolina, 35, que participa do evento pela sétima vez, calcula que tenha comercializado, até as 15 horas de sábado, entre 13 e 14 mil roscas. Isso porque já consumiu 110 sacos de 25 quilos de polvilho. “O movimento está surpreendente”, garantiu. Segundo o expositor Márcio Plentz, 45, o pavilhão este cheio durante todo o dia, com bons negócios. Tanto que na tarde de sábado ele não tinha mais exemplares de queijos especiais para vender. “Só tenho a reserva para a reposição de amanhã. De hoje já foi tudo”, comentou.
Integram as atrações a presença da embaixadora do evento, Herta Klein, a Trilha do Mel no Caminho das Abelhas e receitas preparadas na hora, como o tradicional waffle holandês. Também tem o passeio do Trenzinho Rosquito. O público pode conferir comercialização de mel e derivados, panificados, laticínios, produtos coloniais, agroecológicos, agroindustriais, flores, folhagens, artesanato e bebidas artesanais.
Programação de domingo
9 às 18 horas: Comercialização de produtos
9 às 11 horas: Trilha do mel no Caminho das Abelhas
10 às 12 horas e das 14 às 18 horas: Bandinha Típica
13h30: Jana & Alle
15 às 17 horas: Herta na Feira
15h30: Tribah
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags