CONFIRA OS DETALHES

Feira do Mel, Rosca e Nata começa nesta sexta-feira em Ivoti

Do Trenzinho Rosquito ao sachê de nata, evento traz novidades nesta 16ª edição no Núcleo de Casas Enxaimel

Publicado em: 18/05/2023 05:00
Última atualização: 26/03/2024 20:30

Quem gosta de um passeio gastronômico já pode colocar na agenda os dois últimos finais de semana de maio. Nos dias 19, 20, 21 e 26, 27 e 28 de maio ocorre a 16ª Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti, no Núcleo de Casas Enxaimel. Nas sextas-feiras, o horário da feira será das 14 às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas.


Evento terá foco na gastronomia Foto: Divulgação

A entrada e o estacionamento são gratuitos. Haverá espaço ampliado para deixar os carros a partir deste evento, numa área que se estima que possam caber até dois mil veículos. "A nova área para estacionamento pode dar mais fluidez ao trânsito", apota o vice-prefeito e secretário de Administração, Marcelo Fröhlich.


Raiama, Marcelo, Laerte e Felipe divulgam a Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti Foto: Micael Araldi/Especial

A feira tem outras novidades. Entre elas, destaca a secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Raiama Trenkel, a oferta de nata em sachê. "Teremos quatro expositores de laticínios que vão apresentar nata em diversas variações, com algumas novidades."

Outro produto que é o carro-chefe do evento, o mel terá um estoque reforçado, garante o presidente da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi), Laerte José Correa Silva. "Existe uma preocupação muito grande com nosso mel, cumprimos todas as regras sanitárias, por isso temos um produto de qualidade", assegura. O produto terá um preço especial na feira.

Haverá três padarias, duas com produção no local e uma oferecendo o espaço de um café, para consumo na hora. Além da rosca saindo quentinha do forno, outras experiências gastronômicas estão sendo organizadas, como o wafel holandês preparado na feira e a fabricação de alfajores.

Outra novidade é o Trenzinho Rosquito, que vai levar os visitantes da feira para o Centro e vice-versa. Ele funcionará nas sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Os pontos de saída são a Praça Emancipação (ao lado da Prefeitura) e o Núcleo de Casas Enxaimel. O ingresso sai 12 reais por trajeto (somente ida ou volta) ou 20 reais o combo (ida e volta).

Economia local

A exemplo da Feira do Mel, Rosca e Natal, os demais eventos que ocorrem no Núcleo de Casas Enxaimel contribuíram para consolidar a participação de produtores locais. Nesta feira, dos 99 expositores, apenas quatro são de fora de Ivoti. Para Raiama, esse número representa uma característica da economia local. "Os empreendedores entenderam que o turismo movimenta a economia", afirma. A feira chega à 16ª edição e é considerada o maior evento do município.

Ao longo dos anos, à medida que não só a Feira do Mel, Rosca e Nata foi ganhando relevância, mas também os outros eventos que ocorrem no Núcleo, uma cadeia produtiva passou ser fortalecida. O agrônomo da Emater em Ivoti, Felipe Dias, ressalta que o município tem uma participação efetiva da economia no setor primário e que isso reflete nas feiras. "Para o expositor de laticínios levar o produto para a feira, existe o trabalho do produtor que entrega o leite", exemplifica. Outro aspecto da feira é que possibilita que os consumidores comprem direto dos produtores.

"A feira também proporciona troca de conhecimento e desperta interesse de consumidores de fora que vem até Ivoti", acrescenta Raiama.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas