O sábado (28) de sol e calor movimentou a 34ª Feira do Livro de Dois Irmãos, que acontece na Praça do Imigrante neste final de semana. Dezenas de visitantes e moradores da cidade aproveitaram para garantir a leitura dos próximos dias. O evento também contou com apresentações de bandas marciais, contação de histórias e atrações musicais.
A feira, que começou na sexta-feira (27) e segue até este domingo (29), tem a participação de sete livreiros nesta edição. O público aproveitou para lotar os estandes e conferir os livros que estão em alta no momento.
Teve quem saiu com três livros, quem andou e não encontrou nada, e quem aproveitou para olhar todos os títulos e depois escolher um. Marla Andrea Carvalho, 50, e a filha Maria Clara Carvalho, 17, resolveram aproveitar o dia para buscar novas leituras.
Marla, que é professora do ensino fundamental, adquiriu dois livros voltados para a área de psicologia. “Eu já acompanho essa escritora, então já vim buscando as obras dela. Um deles fala sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, e comprei para conseguir entender e lidar com alguns alunos”, comenta.
Já a filha, que costuma ler romance e poesia, resolveu sair do óbvio e comprou um livro sobre assassino em série. “Eu sempre saio com um livro para todos os lugares que eu vou. Apesar dos livros digitais, eu prefiro o físico, pois consigo marcar com post-its. O digital não tem como sentir”, afirma Maria Clara.
Incentivar o contato com a leitura é um dos ensinamentos que Sabrina Hoppen, 37, tenta passar para o filho Lucas Hoppen, de 2 anos. Apesar de ainda não saber ler, ela conta que desde que ele nasceu, os livros sempre estiveram presentes na vida do pequeno.
“Ele já tem uns 50 livros. Eu tento estimular para abrir a mente dele. É o conhecimento que conseguimos passar.”, diz. Os preferidos de Lucas são os de animais e floresta. “Ele adora, quer sempre escolher um livro. A gente evita a televisão e pega mais os livros”, garante.
Mas não são só os pais que costumam incentivar os filhos na leitura. De acordo com Tânia Moraes, expositora da Amo Livros, os jovens têm instigado os pais na compra de livros. “Todas as faixas etárias vêm procurar livros. O infantil sai bastante, os jovens apreciam as séries, mas o que eu percebi foi os filhos incentivando os pais a lerem mais”, observa.
Para a secretária de educação de Dois irmãos, Denise Maria Maldaner, o evento traz uma diversidade de cultura, e a comunidade conseguiu aproveitar as atividades. “Começamos com a feira no dia 23 de outubro nas escolas. Aproximamos os escritores e os livros das crianças. E aqui na Praça do Imigrante, conseguimos trazer a cultura num contexto que todos podem aproveitar. Estou satisfeita com a presença do público”, afirma.
Programação do último dia da Feira do Livro de Dois Irmãos
- 9h30 – Mateada Cultural – ACTG Portal da Serra, DTG Porteira Aberta, CTG Liberdade Gaúcha, Grupo de Danças Mate Amargo, CTG Encosta da Serra
- 10h – Contação de Histórias com Carminha – “Curumim Guaré no Coração da Amazônia”
- 11h – Contação de Histórias com Carminha – “A Menina e o Feijão Suculento”
- 12h – Atração Musical Luciano Camargo
- 14h30 – Fala do Patrono Ernani Mügue + Esquete Personagens
- 15h – Atração Cultural – Balé Folclórico Origens
- 16h – Contação de Histórias com Carminha – “Histórias de Ananse”
- 16h15 – Espetáculo Teatral: Herta rumo ao Bicentenário – Uma passagem no tempo!
- 17h – Contação de Histórias com Carminha – “Um sonho que não parecia sonho”
- 17h30 – Atração Musical: Grupo Aquarela
- Acontecendo paralelamente, no Espaço Global, dirigido para as crianças da educação infantil. Às 15 horas tem CUCO – A linguagem dos bebês no teatro
LEIA TAMBÉM