abc+

NÃO PERCA!

Feira do Livro de São Leopoldo atrai cerca de 3 mil pessoas por dia à Praça da Biblioteca

38ª edição do evento acontece até o próximo domingo (22)

Renata Strapazzon
Publicado em: 15/09/2024 às 15h:06 Última atualização: 15/09/2024 às 16h:08
Publicidade

Quem ainda não visitou a Feira do Livro de São Leopoldo tem até o próximo domingo (22) para conferir a programação do evento, que ocorre na Praça da Biblioteca, no Centro. A 38ª edição da feira tem como tema “Nas Páginas do Tempo, a História se Revela” e traz, diariamente, uma programação variada para todas as idades e gostos. Neste ano, o patrono é o membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, e editor da Editora Oikos, Erny Mügge.

Chaiene aproveitou a programação da feira com a filha Martina, 4, e a sobrinha Pietra, 8



Chaiene aproveitou a programação da feira com a filha Martina, 4, e a sobrinha Pietra, 8

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Já os homenageados são os escritores Eliandro Rocha e Vera Hoffmann. A feira é realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel.

Movimento

Neste fim de semana, o movimento foi intenso entre as 30 bancas de livreiros e os quatro palcos disponíveis no local. No sábado (14) uma das atrações que garantiu grande público foi o show com tributo à banda Legião Urbana. Neste domingo (15) a atração musical ficará por conta do cantor Rafa Machado, ex-vocalista da banda Chimarruts que subirá ao palco às 19 horas. Segundo a titular da Smed, Renata de Matos, desde a abertura na feira, no último dia 10, o evento atrai por dia cerca de três mil pessoas à Praça.

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Domingo tem sensação térmica de -2°C; veja o que esperar na última semana de inverno no RS

“Diariamente temos um público de cerca de 2,5 mil crianças e estudantes. E outras cerca de 500 pessoas do público em geral”, comenta. “É uma demonstração de resiliência da cidade, poder realizar uma feira e ver o retorno da comunidade, que realmente aguardava por este momento (após a enchente). Tudo o que se investe em educação e cultura ajuda neste processo da cidade de se refazer, de se reelaborar e de conseguir prosperar”, destaca a secretária.

Escolha criteriosa

Mais uma vez, como em edições anteriores, um dos grandes sucessos do evento são os vales-livros de R$ 60, distribuídos a estudantes e profissionais das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros, instituído pela Lei 9.692, de 11 de novembro de 2022.

VIU ESTA?: Pais de menino com Distrofia Muscular de Duchenne criam Rifa Solidária; Veja como comprar

“A curadoria dos livros para a edição deste ano da feira está muito boa, muito diversa. Os estudantes aprimoraram sua visão sobre o livro, estão cada vez mais criteriosos e fazem ótimas escolhas”, opina a secretária municipal de Educação, Renata de Matos. Segundo ela, foram distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação.

Livreiros e público satisfeitos com a programação

Morador de Canoas, João Farias, participa como livreiro da feira leopoldense há sete anos. Segundo ele, graças aos vales-livros, as vendas diárias na banca chegam a cerca de 300 unidades. “Se não fosse este importante incentivo, não venderia 10 livros por dia. Para nós, que viemos de outra cidade, não valeria a pena participar do evento”, comenta.

Professora da rede municipal, Chaiene Santos, 36, foi com a filha Martina, 4, e a sobrinha Pietra, 8, conferir a programação do evento na tarde de domingo (15).

Morador de Canoas, João Farias, participa como livreiro da feira leopoldense há sete anos.



Morador de Canoas, João Farias, participa como livreiro da feira leopoldense há sete anos.

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Pietra, que também estuda na rede municipal, aproveitou para trocar o vale-livro que ganhou na escola por um livro que estava há tempo com vontade de ler: “O Diário de um Banana”. “É maravilhoso este incentivo à leitura e à cultura”, comentou Chaiene sobre os vales, enquanto orientava a filha na escolha do título que levaria para a casa. “Procuro incentivar com base nas historinhas e assuntos que ela gosta”, diz.

SAIBA MAIS: INGRESSOS A R$ 12: O que assistir no Cinesystem em São Leopoldo na Semana do Cinema?

A atendente Roberta Mello, 40, também aproveitou a folga do fim de semana para conferir a programação. “A feira está maravilhosa. Um ótimo programa para a família”, opina.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade