Começou nesta terça-feira (13) e segue até sábado (17) a 25ª edição da Feira do Livro de Esteio. Promovido pelo Sesc Canoas, em parceria com a Prefeitura, o evento ocorre no Espaço Rei Pelé (Avenida Governador Ernesto Dorneles, S/Nº, bairro Santo Inácio), reunindo na programação, além da comercialização de livros, também palestras, shows, apresentações teatrais, sessões de autógrafos, debates e contação de histórias.
No espaço, há, ainda, praça de alimentação e venda de artesanato. Esta edição da feira tem como slogan “Imaginando outros mundos a partir da leitura”. O patrono é o escritor, poeta e compositor porto-alegrense Alexandre Brito. Já o homenageado é o também escritor gaúcho Alberto Dal Molin Filho.
Até sexta-feira (16) a programação ocorre das 9 às 19 horas. No sábado, o evento será realizado das 10h30 às 16 horas. Inicialmente, a feira estava prevista para ocorrer no mês de maio e precisou ser adiada por causa das enchentes. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio, Guilherme Zolin, a expectativa é de que, por dia, cerca de mil pessoas passem pelos estandes montados no espaço coberto.
SAIBA MAIS: EXPOINTER: Como vai funcionar o Festival Sou do Sul que trará atrações nacionais para Esteio
“Nossas expectativas são as melhores, sempre. É um evento com diversas atrações e com uma programação bastante variado”, diz. “Nossa intenção é incentivar o hábito da leitura especialmente nas crianças e jovens. Por isso, há uma grande variedade de títulos à disposição nas bancas”, completa.
A educadora social Jaqueline Vieira, 38, aproveitou o primeiro dia do evento para fazer compras. “Amo ler e sempre aproveito as feiras da região. Como moro aqui pertinho, certamente virei mais vezes até sábado. Os preços estão bons e as bancas bem variadas, não dá para perder a oportunidade”, analisa.
12 bancas de livreiros
O espaço conta com 12 bancas de livreiros. Os expositores foram selecionados por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Trabalhando no ramo há 5 anos, o morador de Gravataí Ronaldo Moraes Camboim participa, neste ano, da sua terceira feira do Livro em Esteio.
“É uma oportunidade importante de fomentar a literatura e o mercado”, comenta. Na banda de Camboim, os queridinhos dos visitantes são os mangás, histórias em quadrinhos japonesas. “É algo que tem muito público. Apesar de toda a facilidade com o digital, muita gente ainda consome o livro impresso”, comemora.
Opções de leitura para todos os bolsos
O público que visita a Feira do Livro de Esteio encontra opções de leitura para todos os bolsos. Na banca da livreira Lúcia Barcelos, há títulos a partir de R$10. Os mais caros, os lançamentos, chegam a R$70. Moradora de Canoas, Lúcia trabalha vendendo livros e participa pela primeira vez do evento esteiense. “A feira é uma forma de difundir a literatura, buscar formar novos leitores. Um livro não é barato, mas é um investimento. Quem lê, viaja, sai da realidade, aprende muitas coisas”, analisa.
LEIA TAMBÉM: Com tributos aos Beatles, Elvis e Elis na programação, Aldeia Sesc Capilé começa amanhã
Para a feira, Lúcia levou obras diversas, pensando no tipo de público que deve passar pelo local pelos próximos dias. “Trouxe muitas opções para crianças, adolescentes e professores. Temos também os clássicos, quadrinhos, temas em alta como feminismo, autismo e assuntos que têm sido abordados em sala de aula como antirracismo”, pontua.
Para a pequena Ana Flávia Gonçalves, 9 anos, a feira servirá para atualizar a coleção de livros sobre a Barbie. O novo exemplar, que traz a boneca mais famosa do mundo na versão princesa, Ana comprou com o dinheiro da mesada. “Achei lindo”, diz.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags