PRÉ-VESTIBULAR

Feira de profissões recebe mais de quatro mil estudantes no Vale do Paranhana

Conexão Faccat aproxima jovens do ensino superior e ajuda a aliviar a ansiedade pré-vestibular

Publicado em: 09/10/2024 18:11
Última atualização: 09/10/2024 19:43

Com o fim do ano letivo se aproximando, o vestibular começa a ganhar destaque entre os estudantes do último ano do ensino médio. A transição da escola para o ensino superior é um período marcado pela ansiedade e pela necessidade de escolher uma profissão para ingressar no mercado de trabalho.

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa em 72 horas pode superar a média de outubro em pontos do Sul do Brasil


Conexão Faccat lota de estudantes em Taquara. Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Para fazer uma escolha mais assertiva, é fundamental conhecer as diversas áreas de estudo disponíveis. Com esse objetivo, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), no Vale do Paranhana, realizam o Conexão Faccat, uma feira de profissões que aproxima os jovens do universo acadêmico e oferece uma visão mais clara das oportunidades.

O evento, que se encerra nesta quinta-feira (10), espera receber mais de quatro mil alunos. Segundo o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, os estudantes chegam ao campus entusiasmados. “O Conexão Faccat tem duas etapas: a visita às escolas e o grande evento no campus. Somos uma das instituições pioneiras em incentivar que os alunos continuem seus estudos após o ensino médio”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Taquara suspende aulas e decreta luto oficial por morte de diretora pedagógica

Em alusão ao filme Divertida-Mente 2, recentemente lançado pela Disney e Pixar, os estudantes foram recebidos no saguão da Faccat pelas representações das emoções: vergonha, ansiedade, alegria e medo. A brincadeira teve como intuito acolher os estudantes de forma descontraída e aliviar o nervosismo típico da fase pré-vestibular.


Filme Divertida-Mente virou atividade interativa entre os alunos. Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Para a professora Monique Vargas Cardoso, do curso de Enfermagem, ajudar os alunos a tomarem decisões mais assertivas é fundamental. “Esse período é uma transição da adolescência para a vida adulta. Feiras como essa orientam muitos estudantes a escolherem uma profissão que realmente gostem”, salienta.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

"Sensação agridoce"

Foi durante uma breve aula de primeiros socorros que Lediane dos Santos Alves, de 18 anos, sentiu o brilho nos olhos pela área da saúde. "Ainda estou decidindo o que quero fazer, mas Enfermagem é uma das minhas opções porque convivo com pessoas da área", revela.


Lediane planeja ingressar na área da saúde Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Aluna do 3º ano da Escola Estadual José de Alencar, em São Francisco de Paula, Lediane tem se dedicado às horas extras de estudo para melhorar sua nota no Enem. “A formatura está chegando, e isso me deixa feliz, mas também fico nervosa com a proximidade do Enem. Estou ansiosa e tentando organizar meus horários para estudar”, compartilha.

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Quem também está aflita com o final do ensino médio é a estudante Manuella da Costa Cardoso, 17 anos, da Escola Estadual Danton Corrêa da Silva, em Canela. “O término dessa fase traz uma sensação agridoce. É bom porque vou me formar, mas ruim porque vou sentir falta das minhas amigas e professores”, disse.

Preparação começa cedo

No entanto, não é apenas no final do ensino médio que a preocupação com o futuro deve começar. Isso é o que defende o professor Jair Augustinho de Oliveira, da Escola Estadual José Augusto Henemann, em Parobé. A instituição de ensino tem na sua grade letiva a disciplina Projeto de Vida, que incentiva os estudantes a planejar os próximos anos da sua vida.


Escola Estadual José Augusto Henemann, em Parobé, trouxe os alunos do 1º ano ao Conexão Faccat Foto: Letícia Breda/GES-Especial

O professor, que levou alunos do 1º ano ao Conexão Faccat, acredita que planejar o futuro ajuda a combater a evasão escolar. “Essas feiras são essenciais para que os alunos de escolas públicas entendam que o ensino superior é uma possibilidade real”, reforça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas