COMUNIDADE

Feira de adoção garante novos lares a filhotes do canil de São Leopoldo

Iniciativa que aconteceu na manhã deste sábado (28) resultou na adoção de seis gatos e quatro cães que haviam sido abandonados ou vítimas de maus-tratos

Publicado em: 28/01/2023 13:35
Última atualização: 22/01/2024 08:17

Filhotes do Canil Municipal de São Leopoldo foram as estrelas de uma feira de adoção realizada na manhã deste sábado (28) na cidade. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), garantiu novos lares a 10 animais do canil. Foram disponibilizados na feira sete gatos e seis cães, resgatados de abandono ou que foram vítimas de maus-tratos. Destes, seis felinos e quatro caninos ganharam novos lares.

Deise e a filha Rafaela adotaram uma cachorrinha Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A ação, realizada na Central Animal PET, no Centro, serviu ainda para a arrecadação de doações de ração, que serão repassadas a protetores voluntários da cidade que encontram dificuldades em alimentar os animais albergados. De acordo com o titular da Sempa, o veterinário Walter Verbist, este foi o primeiro espaço de adoção presencial do ano na cidade. Conforme ele, a ideia de realizar um espaço de adoção somente com cães e gatos filhotes surgiu dada a alta demanda de ninhadas resgatadas pela Sempa nas últimas semanas.


"O período de férias é complicado já que aumentam os abandonos e diminuem significativamente as adoções", comenta.Conforme Verbist, apesar de a lotação do Canil esta "estabilizada", o local enfrenta dificuldades por conta da falta de espaço para tratamento dos animais que chegam doentes ou machucados. "Isso porque eles devem ser colocados em gaiolas separadas para evitar que uns machuquem os outros ou transmitam alguma doença", explica o secretário.

Outros esperam adoção
Durante a feira, uma cachorrinha foi adotada pela supervisora de escola Deise de Oliveira Moreira, 43 e pela filha dela, Rafaela, 12. "Acho importante adotar já que são tantos os cães abandonados e que são vítimas de maus-tratos", conta Deise. No canil de São Leopoldo vivem atualmente cerca de 240 animais, dispostos em um ambiente projetado, em 2004, para receber 170 cães.

Interessados em adotar algum dos cães ou gatos do canil podem entrar em contato com a Sempa pelo telefone 3592-9981 ou Whatsapp 99766-6152, de segunda à sexta-feira, das 9 às 14 horas. O atendimento presencial ocorre no mesmo horário, na Rua Eduardo de Almeida, 1.340, bairro Vicentina ou ainda pela página da Sempa no Facebook.

Para adotar um animalzinho, é preciso ser maior de 18 anos e apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas