No Núcleo de Casas Enxaimel
FEIRA DAS FLORES: O que você vai encontrar no evento em Ivoti e até quando vai a atração
Visitante diz que o evento é um 'shopping' para embelezar o jardim; evento está na 16ª edição
Última atualização: 28/10/2023 14:54
Variedade, qualidade e muita cor. Assim está a 16ª Feira das Flores, em Ivoti, que neste ano terá sete dias para conferir de perto os produtos que serão comercializados.
O evento, realizado no Núcleo de Casas Enxaimel, das 9 às 19 horas, começou na sexta-feira (27) e vai até este domingo (29). Na semana que vem ocorre de quinta-feira (2), Dia de Finados, até o próximo domingo (5).
Neste sábado, recém-aberta a feira, visitantes já percorriam os estandes dos feirantes. O casal de moradores de Estância Velha, a representante comercial, Cleonice Nogueira, 49 anos, e seu marido, o representante comercial, Gilvano Gomes, 45, empurravam o carrinho de compras decorado com flores, que acomodava as plantas adquiridas.
"Somos muito caseiros. O nosso shopping é aqui", declarou Cleonice, interessada em suculentas e folhagens. Já o foco de seu marido foram os chás para a montagem de um canteiro e mudas de morango para plantar na estufa da fruta que tem em casa. "É a primeira vez na feira. É uma maravilha. Estou no céu, estou no shopping", comentou.
O que tem na feira
No local é possível encontrar desde plantas para ambientes externos e internos, para sombra, meia sombra e sol, folhagens e flores, perenes (ciclo de vida longo) ou anuais (se concentram em uma estação), além de adubos, substratos e pedriscos.
Sem contar que expositores ainda dão uma aula de cuidados para que o visitante tenha bons resultados para manter o ambiente enfeitado ou a área cultivada.
"A Feira das Flores, assim como nos outros eventos, eles geram incremento na economia local. A feira foi planejada há muito tempo porque a flor é plantada antes do evento. Então existe um planejamento e uma expectativa dos feirantes com relação a esse evento durante o ano", declara o prefeito Martin Kalkmann.
Seis expositores, Jacinta Bockorny, Edemar Tarcio Nodari, Damaris Eberle, Luiza Alves, Luís Finger e Lovanda Wissel, mostraram algumas das plantas disponíveis. Desde a ornamental lisimáquia, passando pelo ficus elástico, suculenta aeonium sunburst, astromélia, petúnia, cactus poltrona de sogra até bulbos de amarílis. Mas ainda há terrários, gerânios, hortênsias, chás, entre outras folhagens para embelezar espaços internos e externos.
Cada vez mais empreendedores
A diretora de Turismo, Cultura e Desporto, Raiama Trenkel, salienta que cada vez mais, o município percebe uma maior procura de empreendedores querendo comercializar os seus produtos nos eventos da cidade e, da mesma forma, percebe-se que os empreendedores estão se reinventando constantemente.
"Hoje, temos orgulho em dizer que praticamente todos os expositores são do nosso município, dos mais diversos segmentos: flores, produtos coloniais, cachaças, artesanato, praça de alimentação e cervejas", informa.
Além do mais, acrescenta, como Ivoti tem um amplo calendário de eventos, os expositores buscam sempre trazer os carros chefes de cada evento na confecção de seus produtos, visando uma participação mais temática, buscam também apresentar uma grande variedade aos visitantes, atrelando sempre muita qualidade.
Finados é uma data nova para a feira?
Neste ano, explica Raiama, a Feira das Flores mudou a sua data devido ao ciclone que atingiu o Núcleo de Casas Enxaimel em junho. Tradicionalmente, a Feira ocorre nos dois últimos finais de semana de outubro.
"Dada essa mudança, acrescentamos o feriado de Finados à programação visto que o produto principal do evento condiz com a data. Sobre a possibilidade desta ser uma nova data, será somente discutida após o término do evento, com a comissão organizadora e floricultores presentes", arremata.