abc+

CATÁSTROFE NO RS

Feevale participa de missões humanitárias em Guaíba e Eldorado do Sul

Universidade reuniu cerca de 600 marmitas, que foram preparadas por voluntários da região e entregues em locais ilhados

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 09/05/2024 às 01h:19 Última atualização: 09/05/2024 às 01h:20
Publicidade

A Universidade Feevale participou na manhã desta quarta-feira (8) de duas missões humanitárias aéreas nas cidades de Guaíba e Eldorado do Sul. Cerca de 600 marmitas, preparadas por grupos voluntários da região e reunidas pela Feevale, foram entregues de helicóptero em uma loja da rede Havan em Guaíba, para posterior distribuição a famílias ilhadas. Além disso, um carregamento de cestas básicas foi deixado em um ponto de apoio de Eldorado do Sul, cidade que só pode ser acessada por via aérea.

Prodanov (direita) acompanhou as missões, que tiveram como ponto de partida o Campus I da Feevale | abc+



Prodanov (direita) acompanhou as missões, que tiveram como ponto de partida o Campus I da Feevale

Foto: Andrieli Siqueira/Feevale

O reitor Cleber Prodanov acompanhou as missões, que tiveram como ponto de partida o Campus I da Feevale, local que desde o último final de semana serve como base para dois helicópteros da Ambipar, que transportam pessoas e insumos na região.

“Tivemos o privilégio de, junto dos comandantes, participar dessas duas missões, levando mantimentos para pessoas sitiadas. A Universidade é solidária e está mobilizada em prol desse trabalho comunitário de tentar aliviar as dores de um Estado que está devastado”, afirma Prodanov.

Refeições preparadas na Feevale têm como destino a Fenac

Também nesta quarta-feira, por meio do curso de Gastronomia da Feevale, voluntários prepararam cerca de 800 viandas com arroz, feijão e tortilha de batata com sardinha, que foram entregues no abrigo da Fenac, em Novo Hamburgo.

Para o jantar, outras 1,1 mil marmitas foram preparadas, desta vez de massa à bolonhesa. Essas refeições se somam a outras 3,6 mil que, desde segunda-feira, estão sendo preparadas na instituição e distribuídas às famílias abrigadas na Fenac.

Outras áreas da universidade estão mobilizadas

Para atender às demandas de famílias afetadas pelas enchentes e de abrigos na região, diversos cursos e setores da Feevale se mobilizaram. Além das ações que já estavam sendo realizadas, a Clínica de Odontologia da instituição passou a atender urgências odontológicas de crianças, adultos e idosos, no 2º andar do prédio Branco, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Os agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp (51) 3586-9234. Já o curso de Moda produziu caminhas de cachorro para os animais resgatados no Campus I e na Fenac.

Além disso, o Laboratório de Microbiologia Molecular está disponibilizando, gratuitamente, para as prefeituras das cidades atingidas, os seguintes exames: Sars-CoV2, Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório, Dengue, Chikungunya e Vírus Entéricos (Norovírus, vírus da Hepatite A etc). Mais informações podem ser obtidas pelo email tecnologico@feevale.br.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade