TRÂNSITO

BR-116: Fechamento de acesso à rodovia pega moradores de surpresa em Dois Irmãos

DNIT alega que local é irregular e bloqueio visa a segurança dos motoristas

Publicado em: 10/09/2024 17:32
Última atualização: 10/09/2024 17:59

Um bloqueio com um guard-rail instalado na manhã desta terça-feira (10) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no acesso da Rua Pedro Alfredo Johann à BR-116, no bairro Travessão, em Dois Irmãos, pegou moradores, motoristas e a própria prefeitura de surpresa. A rua e a saída à rodovia federal existem há mais de 30 anos e fica há menos de 200 metros da entrada principal do bairro.


Bloquei metálico divide a BR-116 e a rua Pedro Alfredo Johann Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Com o fechamento, moradores que residem em frente ao acesso fechado, por exemplo, precisam ir em direção à Rua Pedro Enzweiler para buscar uma saída à BR-116, aumentando em um quilômetro o deslocamento.

“Eu trabalho como motorista e todos os dias vou até Canoas pela manhã. Voltei para casa por volta de 9h30 e consegui entrar pela rua, mas logo depois, chegaram ali e fecharam. Se tem que ser feito, que avisem com antecedência”, relata Alexandre Sgnaolin, de 58 anos, morador da Rua Pedro A. Johann.

Em nota, a prefeitura de Dois Irmãos informou que também foi surpreendida pelo bloqueio e que está em contato com o DNIT para minimizar a situação e facilitar o acesso dos moradores. “A Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estiveram recentemente no local com representantes do DNIT e apresentaram imagens comprovando que o acesso em questão existe há mais de 30 anos. No entanto, houve insistência por parte deles de que seria necessário adequá-lo”, diz trecho da nota.

Alexandre Sgnaolin é um dos moradores que foram surpreendidosDário Gonçalves/GES-Especial
Bloquei metálico divide a BR-116 e a rua Pedro Alfredo JohannDário Gonçalves/GES-Especial
Guard-rail foi colocado na manhã desta terça-feira (10)Dário Gonçalves/GES-Especial

A prefeitura diz também que questionou o DNIT sobre o motivo da exigência pela adequação ter surgido de forma repentina, e recebeu como resposta que seriam notificados quanto a um prazo para apresentar uma justificativa sobre a história do acesso, e, posteriormente, submeter o projeto para aprovação.

“Até o momento, não recebemos nenhuma notificação ou ofício formal sobre o assunto, simplesmente fecharam o acesso”, conclui a nota.

DNIT fala em acesso irregular e segurança

Conforme o engenheiro da Prosul, empresa responsável pela fiscalização do contrato de manutenção da BR-116 de Porto Alegre a Nova Petrópolis entre a Neovias e o Dnit, João Paulo Araújo, o acesso em questão é totalmente irregular e a prefeitura de Dois Irmãos foi notificada.

“Inclusive, no dia da vistoria do DNIT, há cerca de 10 dias, três representantes do município acompanharam os trabalhos. O município foi avisado, não foi surpresa para ninguém”, disse.

Araújo explica que o acesso fica em um declive com uma curva de quase 90º, com muitos riscos aos usuários. “Os motoristas saiam do acesso irregular e entravam na contramão, passando pelos tachões no meio da pista em direção a Novo Hamburgo. Quem vinha de Picada Café, também atravessava a pista para entrar. Então, antes de acontecer uma tragédia nesse trecho da morte, resolvemos fechar. A gente não quer prejudicar ninguém, mas do jeito que tá, não dá para permanecer”, detalha o engenheiro.

Bloquei metálico divide a BR-116 e a rua Pedro Alfredo JohannDário Gonçalves/GES-Especial
Acesso à BR-116 via rua Pedro Alfredo Johann foi bloqueadoDário Gonçalves/GES-Especial

Por fim, João Paulo Araújo disse que se o município fizer as adequações necessárias, o acesso poderá ser reaberto, mas que elas são difíceis de serem realizadas. “Nós avaliamos bem a situação e verificamos que há duas alternativas próximas. Foi uma decisão difícil, mas visando a segurança”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas