Uma arte milenar surgida no Oriente, o teatro de bonecos tem em São Leopoldo um de seus importantes exemplos gaúchos. Criado em 1989, o grupo Fantomania celebra seus 35 anos em 2024 se reinventando após perdas com as enchentes de maio. Há sete meses, a sede do grupo, localizada no bairro Campina, foi atingida pela catástrofe.
Cenários e equipamentos de som restaram destruídos ou danificados. A volta dos espetáculos foi possível graças ao Programa Retomada Cultural RS, por meio do projeto “Teatro em movimento” selecionado para bolsa Funarte de apoio a ações artísticas continuadas 2024. Por meio deste projeto, foram apresentados três espetáculos diferentes do grupo em escolas de bairros atingidos pelas enchentes em São Leopoldo entre os dias 2 e 11 de dezembro.
Ator e bonequeiro, João Felipe conta que nestas mais de três décadas, já passaram mais de 20 artistas pelo grupo. “Hoje são três pessoas que participam: eu, Ju Bernardes e Cláudia Alice”, conta. O grupo, segundo ele, está na estrada com a peça “Aconteceu no Natal” que tem apresentações hoje (18) em Santo Augusto, amanhã (19), em Crissiumal, sábado (21), em Vacaria e domingo (22), em Três Passos.
LEIA TAMBÉM: Jovens da região embarcam para participar de amistosos no Uruguai
“O teatro de bonecos é uma linguagem teatral muito antiga, que existe a milênios como forma de expressão artística. Com toda sua magia e ludicidade, desperta o interesse de todos, independentemente de idade, nível social ou cultural”, diz.
Segundo João Felipe, desde a criação, o grupo participou de vários festivais de teatro, dentro e fora do Estado. “Se apresentou em feiras do livro, eventos municipais, empresas, escolas, territórios da Paz e praças. O resultado dessa bagagem foi que no decorrer dos anos foram criados e apresentados 27 espetáculos de teatro”, sinaliza.
SAIBA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: Quarta-feira começa ensolarada e com temperatura amena; veja como será o dia
“Nesses 35 anos de estrada, o grupo Fantomania já atingiu milhares de espectadores em suas atividades culturais, espetáculos artísticos e oficinas de construção de personagens e manipulação de bonecos”, completa. Conforme João Felipe, o grupo segue com agenda aberta para os próximos meses.
Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 98158-8595 por mensagens pelo Whatsapp. A história do grupo e os espetáculos apresentados também são divulgados no perfil do grupo no Instagram: @fantomaniateatro.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags