Novos deslizamentos de terra ocasionaram o rompimento total da adutora que abastece a usina do Canastra, em Canela. As informações são do Corpo de Bombeiros do município. Com o acontecido, o reservatório ficou vazio e a captação de água foi suspensa. Apesar do impacto no abastecimento hídrico, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que não há riscos à população nem prejuízo no fornecimento de energia elétrica.
Nas proximidades dos deslizamentos, às margens do rio, três famílias foram diretamente impactadas. Duas delas deixaram suas residências na tarde de domingo (1º), e a terceira foi orientada a evacuar o local na manhã desta segunda-feira (2), como medida de precaução.
A Defesa Civil reforça que todas as ações visam preservar vidas diante da instabilidade do terreno. As autoridades continuam monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos causados.
LEIA TAMBÉM: Região das Hortênsias já pode votar nos projetos prioritários através da Consulta Popular; saiba como
Durante a manhã, equipes da Defesa Civil do município e do Estado, junto com o Corpo de Bombeiros Militar, realizaram vistorias no local utilizando drones para captar novas imagens. Segundo os relatórios preliminares, o terreno ainda apresenta movimentação constante, e novos focos de quedas de barreiras foram identificadas, inclusive distantes da adutora.
A previsão é de que novos deslizamentos possam ocorrer nas próximas horas.
A estrada Monjolo e Linha São Paulo permanece interditada, e a Defesa Civil reforça o apelo para que moradores e curiosos não tentem acessar a área devido aos riscos. O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Fogaça Rodrigues destacou que foram registrados atos irresponsáveis, como o furto de cones de isolamento durante a noite e motociclistas atravessando o local, expondo-se a graves perigos.
VEJA AINDA: Manutenção em pistas de rodovia de Gramado podem ocasionar alterações no trânsito; entenda
LEIA TAMBÉM