abc+

SEGURANÇA

Famílias são retiradas de casa após deslizamentos no interior de Canela; adutora rompeu totalmente

Reservatório ficou vazio e a captação de água foi suspensa, mas CEEE afirma que não há riscos de falta de energia elétrica à população

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 02/12/2024 às 15h:28 Última atualização: 02/12/2024 às 15h:30
Publicidade

Novos deslizamentos de terra ocasionaram o rompimento total da adutora que abastece a usina do Canastra, em Canela. As informações são do Corpo de Bombeiros do município. Com o acontecido, o reservatório ficou vazio e a captação de água foi suspensa. Apesar do impacto no abastecimento hídrico, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que não há riscos à população nem prejuízo no fornecimento de energia elétrica.

Deslizamentos continuam no interior de Canela



Deslizamentos continuam no interior de Canela

Foto: Corpo de Bombeiros

Nas proximidades dos deslizamentos, às margens do rio, três famílias foram diretamente impactadas. Duas delas deixaram suas residências na tarde de domingo (1º), e a terceira foi orientada a evacuar o local na manhã desta segunda-feira (2), como medida de precaução.

A Defesa Civil reforça que todas as ações visam preservar vidas diante da instabilidade do terreno. As autoridades continuam monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos causados.

LEIA TAMBÉM: Região das Hortênsias já pode votar nos projetos prioritários através da Consulta Popular; saiba como

Durante a manhã, equipes da Defesa Civil do município e do Estado, junto com o Corpo de Bombeiros Militar, realizaram vistorias no local utilizando drones para captar novas imagens. Segundo os relatórios preliminares, o terreno ainda apresenta movimentação constante, e novos focos de quedas de barreiras foram identificadas, inclusive distantes da adutora.

A previsão é de que novos deslizamentos possam ocorrer nas próximas horas.

A estrada Monjolo e Linha São Paulo permanece interditada, e a Defesa Civil reforça o apelo para que moradores e curiosos não tentem acessar a área devido aos riscos. O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Fogaça Rodrigues destacou que foram registrados atos irresponsáveis, como o furto de cones de isolamento durante a noite e motociclistas atravessando o local, expondo-se a graves perigos.

VEJA AINDA: Manutenção em pistas de rodovia de Gramado podem ocasionar alterações no trânsito; entenda

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade