abc+

ESPERANDO O VERÃO

Famílias aproveitam o feriadão para organizar casas para o veraneio no litoral norte

Final de semana de sol e tempo seco foi aliado dos afazeres domésticos pra quem estava na praia

ico_abcmais_azul
Publicado em: 16/11/2024 às 14h:41 Última atualização: 16/11/2024 às 14h:42
Publicidade

Neste sábado (16), o clima no litoral norte não é apenas de descanso, com pé na areia à beira-mar. Muitas famílias aproveitaram o feriadão de Proclamação da República para iniciar a limpeza, restauração e organização de seus imóveis, preparando as casas para o aguardado período de veraneio, que começa no próximo mês.

LEIA TAMBÉM: Corpo de homem que desapareceu após cair moto aquática na Barragem do Salto é encontrado

Família de Ivoti  | abc+



Família de Ivoti

Foto: Isaías Rheinheimer/ GES-Especial

O final de semana de sol e tempo seco foi aliado dos afazeres domésticos. Abrir a casa para ventilação e para tirar o cheiro de mofo, pendurar roupas de cama e colocar sofás e colchões ao sol foram algumas das atividades realizadas. Pequenos reparos e o corte de grama também estavam na lista de prioridades.

Ao circular pelas ruas de Imbé e Tramandaí, o cenário era semelhante: famílias empenhadas nestes preparativos. Quem chegou mais cedo ao litoral, como na quinta-feira (14), já estava com as tarefas praticamente concluídas e aproveitava a praia neste sábado (16). Já aqueles que chegaram na sexta-feira ainda estavam ocupados organizando suas casas.

É o caso de Airton Machado da Silveira, 57 anos, de Gravataí, que passou a manhã de sábado cortando a grama de sua casa em Nova Tramandaí. Ele chegou ao litoral na sexta-feira e está aproveitando os dias para organizar o imóvel. “Estou cortando a grama, mas já pintei um cômodo e ajeitei o telhado, porque o vento sempre quebra umas telhas. Tudo para que, no veraneio, possamos descansar e aproveitar”, disse.

Morador de Gravataí | abc+



Morador de Gravataí

Foto: Isaías Rheinheimer/ GES-Especial

Teraldo Lampert da Silva, 53 anos, veio de Montenegro com a esposa para limpar e restaurar a casa da família em Tramandaí. “A casa fica muito tempo abandonada, fechada. Então, aproveitamos o feriadão para cortar a grama, lavar a casa e fazer alguns acabamentos. Assim, quando vier o veraneio, já estará tudo em ordem para a gente curtir”, explicou.

O sonho da casa na praia

Para a família Schmitt, de Ivoti, o trabalho é ainda mais intenso, mas longe de ser um sacrifício. Há três meses, eles dedicam os finais de semana e feriados à reforma de uma casa recém-adquirida em Tramandaí Sul.

Enquanto Jacó e Adriano Schmitt, pai e filho, trocam o assoalho e o forro, instalam portas e realizam outras melhorias estruturais, Dirce Schmitt cuida da limpeza. “Sempre quis uma casa na praia. Estou nessa lida com gosto”, afirmou. Franciele Lamb, 24, namorada de Adriano, também arregaçou as mangas. Com uma pá e uma enxada, ela limpa a frente da casa, retirando areia e mato acumulados.

Adriano, 31, destaca o progresso da reforma: “Fizemos o pergolado, tiramos uma parede e substituímos um portão por uma porta. Em três meses de trabalho, já conseguimos deixar boa parte pronta para o verão”, detalhou.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade