CONTAGEM REGRESSIVA
Faltam 100 dias para os 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil; saiba quais eventos ocorrem na região
Marca histórica rumo ao Bicentenário é celebrada nesta terça-feira (16)
Última atualização: 16/04/2024 13:23
A contagem regressiva para a data do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, 25 de julho, chega a mais uma marca histórica nesta terça-feira (16).
Hoje, oficialmente, faltam 100 dias para os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao País, especificamente à região onde está São Leopoldo, município que é considerado o Berço da Colonização Alemã a nível nacional.
VEJA TODOS OS DESTAQUES DA SÉRIE DO GRUPO SINOS "CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO"
Com a proximidade da data histórica, diversos eventos vêm sendo realizados para celebrar os 200 anos. Em São Leopoldo, uma das próximas atividades previstas será a escolha da corte da São Leopoldo Fest 2024, que ocorre na noite do sábado, 27 de abril, na Sociedade Orpheu.
O concurso elegerá a rainha, primeira e segunda princesas e a oma da principal festa da cidade e que celebra a colonização alemã. Durante o concurso, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) também deve realizar o lançamento da São Leopoldo Fest 2024, que, neste ano, ocorrerá também de forma descentralizada nos bairros Feitoria e Scharlau.
Até setembro
No início do mês, a Secult apresentou um cronograma de algumas atividades que serão realizadas para o Bicentenário e que devem acontecer entre os meses de abril e setembro.
Entre os destaques está um concerto da Ospa, que tem previsão de ocorrer no dia 3 de maio, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus – onde está situado o túmulo de Padre Reus. Em junho, entre outros eventos, a agenda conta também com o Baile da Imigração, na Sociedade Orpheu.
No mês de julho, um dos principais eventos será o Seminário Internacional “História das Migrações no Contexto dos 200 Anos de Migrações Alemãs para o Brasil” e o 25º Simpósio de História da Imigração e Colonização, eventos promovidos pelo Instituto Histórico de São Leopoldo, em parceria com as Faculdades EST.
As agendas devem acontecer entre os dias 21 e 24, nas dependências das Faculdades EST e do Colégio Sinodal, no Morro do Espelho.
Em agosto, ocorre o Fórum: Brasil e Alemanha: passado, presente e futuro – Vozes da Imigração Alemã, no dia 27, na Unisinos; e, em setembro, o cronograma encerra com a 38ª Feira do Livro.
Congresso foi destaque em São Leopoldo
Dentro das atividades que já vêm sendo realizadas para marcar os 200 anos, São Leopoldo recebeu o Congresso do Bicentenário, de 25 a 27 de março.
O seminário teve o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, e contou com uma programação gratuita que incluiu palestras e mesas redondas com professores, gestores e pesquisares de diversas áreas.
Um dos grandes momentos foi a palestra do professor Dr. Miguel Nicolelis, médico e neurocientista brasileiro – conhecido mundialmente e considerado um dos cientistas e pensadores mais importantes da atualidade –, que levou centenas de pessoas à Sociedade Orpheu.
Na oportunidade, ele destacou o estudo da Interface cérebro-máquina, uma conexão direta entre o cérebro de animais ou seres humanos com máquinas, sejam elas mecânicas, eletrônicas ou virtuais, contando a história de como se desenvolveu esta pesquisa científica.
O Congresso do Bicentenário foi promovido pela prefeitura de São Leopoldo e pela Faculdades EST.
Ato para marcar a data
Para celebrar a marca de hoje, algumas ações estão sendo planejadas pela região. Uma delas é o ato organizado pela Prefeitura de Dois Irmãos e que deve ocorrer na noite desta terça-feira: o evento da Contagem Regressiva dos 100 dias para o Bicentenário.
A ação é aberta para toda comunidade e será realizada a partir das 19h30, com concentração no Relógio da contagem regressiva, instalado na esquina da Avenida São Miguel com a Travessa Agostinho Lipinski, no Centro de Dois Irmãos.
Depois, a atividade segue para o Espaço Cultural Antiga Matriz, onde será realizada a apresentação da programação oficial do município para celebrar os 200 anos, e terá um bate-papo sobre a imigração alemã e a história de Dois Irmãos, acompanhadas das apresentações do grupo de danças folclóricas Baumschneis e da Escola de Música Caxias Ensemble. O evento encerra com um jantar típico alemão, por adesão, na Sociedade Santa Cecília.