Antes morando em um apartamento, Marília Freitas da Silva vive há oito meses em uma casa com a filha, mais três netos. Acabou descobrindo que a área na Rua Waldomiro Filho sofre há anos de um problema crônico: a falta de água. Não sai uma gota das torneiras durante o dia.
A confeiteira aponta que diariamente acorda sem água. As torneiras voltam a garantir algum abastecimento somente durante a madrugada, sendo necessários que se fique acordada madrugada adentro para encher baldes e vasilhas e assim garantir alguma água.
“O problema começou com a chegada do verão, mas se agravou durante os últimos dias”, conta. “Como a gente tem duas crianças pequenas e um bebê em casa, não dá para ficar sem água”, observa. “As crianças precisam de banho, mas é necessário improvisar”.
O desabastecimento já afeta até a economia em casa. Trabalhando como confeiteira, dona Marília conta não estar conseguindo pegar encomendas por não haver água para garantir a entrega dos pedidos. A água coletada durante a noite serve somente para necessidades básicas.
“A gente se reveza durante a madrugada e enche tudo o que pode, porque sabe que ao amanhecer não vai sair uma gota”, suspira. “E não é que saia muita água durante a madrugada. Sai pingando, somente um filetezinho de água”.
Morando há mais de dez anos na área, o aposentado Eli Rodrigues relata que, todo o verão, tem água só entre a meia-noite e 7 da manhã.
“Eu estou parado em casa, mas tem muita gente que trabalha o dia inteiro, mas precisa ficar acordada até tardão para conseguiu um pouco de água para o outro dia. Isso já faz muitos anos que é assim”.
LEIA TAMBÉM
Corsan prevê melhoria
Cerca de 150 pessoas vivem nas imediações da Rua Waldomiro Filho com o mesmo problema de desabastecimento diário, então o número de protocolos de atendimentos abertos junto a Corsan é enorme. Até porque, embora a água não chegue, as faturas da concessionária continuam sendo emitidas normalmente, faz questão de dizer dona Marília.
“Tá cada vez mais cara”, aponta. Apesar dos pedidos, o problema das oscilações no abastecimento no bairro Guajuviras não tem solução imediata. Em nota encaminhada por sua assessoria de comunicação, a Corsan informa que irá ampliar a rede nos próximos dias por meio de uma obra, o que deve acabar com o problema no local, mas que não prevê um prazo rápido de normalização.
- Categorias
- Tags