abc+

CATÁSTROFE NO RS

Falta de água chega ao fim para mais cidades atendidas pela Corsan. Confira a situação de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul

Moradores de 39 cidades chegaram a ficar sem água por causa das enchentes

Kelly Veronez
Publicado em: 07/05/2024 às 15h:59 Última atualização: 07/05/2024 às 16h:04
Publicidade

O abastecimento de água voltou de forma parcial para dezenas cidades atendidas pela Corsan nesta terça-feira (7). No começo desta manhã, 649 mil imóveis continuavam desabastecidos, destes, 455 mil estão localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Enchentes afetam abastecimento de água para clientes da Corsan | abc+



Enchentes afetam abastecimento de água para clientes da Corsan

Foto: Divulgação

Conforme a autarquia, a região foi mais severamente atingida, tendo restabelecimento parcial do fornecimento de água para 40% da população de Cachoeirinha e 65% em Gravataí. No entanto, Alvorada, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul seguem 100% sem água. A situação é praticamente a mesma em Viamão, onde 97% dos imóveis não tem abastecimento.

“Para mitigar as consequências nos locais mais prejudicados, nesta segunda-feira a Corsan iniciou uma série de medidas emergenciais para fornecer água à população o quanto antes. Além dos 49 caminhões-pipa que atendem hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas, os moradores também estão sendo assistidos por reservatórios que foram instalados em pontos estratégicos dos sete municípios e 70 veículos Saveiro com caixas d’água de 1000 litros que percorreram as cidades durante todo o dia.”

Apesar disso, Canoas pode ter o serviço normalizado em breve. está sendo instalada uma estação de captação flutuante – espécie de balsa – junto ao Rio Gravataí, no bairro Niterói. A Corsan explica que a água será enviada para a Estação de Tratamento de Água Niterói, que está sendo preparada para voltar a operar até a noite desta quarta-feira (8).

A Companhia também abrirá seis poços artesianos no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon, e quatro no Centro Olímpico Municipal, no Igara. Desta forma, será possível ampliar a captação e tratamento de água e aumentar a distribuição para os moradores da cidade.

Em Cachoeirinha, a empresa trabalha na implantação de 200 metros de rede da estação de Captação de Gravataí, junto ao Rio Gravataí, até a tubulação localizada na alça de acesso da Avenida Papa João XXIII, que levará água bruta até a estação de tratamento. Com isso será possível abastecer 60% da população até a retomada plena do abastecimento.

Barragens em situação de alerta

As condições do entorno das três Barragens que entraram em Estado de Alerta na última semana permanecem inalteradas. Mesmo com a leve baixa no nível da água, por precaução, a Corsan segue monitorando as estruturas e mantendo o local isolado.

As 359 famílias que vivem nessas áreas de risco, nas regiões de Santa Maria e Bento Gonçalves foram encaminhadas para abrigos e hotéis em zonas seguras dessas cidades.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade