INVESTIGAÇÃO

Falsa dupla de corretor e cliente que furtou prédios em Novo Hamburgo é suspeita de agir em outras cidades

Polícia Civil acredita que golpistas sejam os mesmos que invadiram apartamentos em São Leopoldo e Porto Alegre

Publicado em: 27/02/2023 18:46
Última atualização: 25/01/2024 16:40

Dois homens se apresentam em uma imobiliária como corretor de imóveis e cliente interessado em alugar apartamento. Eles retiram as chaves de um imóvel que esteja para locação, entram no condomínio e invadem outros apartamentos para furtar dinheiro e objetos. Na última quinta-feira (23), com diferença de poucas horas, dois casos semelhantes foram registrados em Novo Hamburgo. A Polícia Civil suspeita que o mesmo crime tenha sido praticado, pela mesma dupla, em outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre.

Falsa dupla de corretor e cliente furtou prédios em Novo Hamburgo Foto: Reprodução

No município do Vale do Sinos, a primeira invasão ocorreu às 13h30, no bairro Vila Nova, enquanto a outra foi constatada pelo morador às 18 horas, no Rondônia. Em função da localização, os casos são investigados pela 1ª e pela 2ª delegacias de Novo Hamburgo.

De acordo com o titular da 1ª DP, delegado Tarcísio Kaltbach, os mesmos golpistas agiram nos dois endereços. Agora, a Polícia busca identificar os criminosos. "Estamos apurando. Não se trata de arrastão. São dois golpistas que se passam por um corretor e um interessado em alugar apartamento, pegam as chaves nas imobiliárias, para ter acesso ao condomínio, e fazer algum furto", afirma o delegado.

A Polícia Civil investiga ainda se os episódios têm relação com outras invasões semelhantes praticadas nos últimos meses em Novo Hamburgo. A reportagem colheu relatos de ao menos outros três casos: dois em dezembro e outro há cerca de seis meses – este registrado em um dos edifícios que foram alvo da dupla na semana passada.

Segundo o delegado, há suspeita de que os criminosos tenham atuado também em cidades como São Leopoldo e Porto Alegre.

Tablet, joias e bicicleta furtados

Em imagens de câmeras de segurança obtidas pela reportagem (veja abaixo), é possível observar que as características físicas e a vestimenta da dupla flagrada no prédio no bairro Vila Nova se assemelham às dos golpistas que aparecem nas imagens registradas pelo condomínio no Rondônia. Em ambos os casos, os homens usam ou carregam óculos escuros. O delegado Kaltbach confirma que se trata da dupla suspeita.

Golpistas são flagrados por câmeras circulando por prédio de Novo Hamburgo Foto: Reprodução

De acordo com o síndico do condomínio do bairro Rondônia, que prefere não ser identificado por questão de segurança, duas bicicletas foram furtadas do bicicletário do prédio.

Já no outro edifício, o alvo foi um apartamento. Ao chegar em casa, um morador percebeu que havia objetos revirados nos dormitórios. Foram furtados um tablet, três relógios, brincos, colares e pulseiras. A porta estava destrancada, e não havia sinal de arrombamento.

Veja vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas