Chega a 180 o total de trabalhadores demitidos nesta segunda-feira (4) após o fechamento de uma indústria de calçados masculinos no interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente a informação era de que 150 empregados tinham sido desligados.
Fundada em 1928, em Novo Hamburgo, a Calçados Jacob responde desde os anos 1970 pela produção de calçados masculinos da marca Kildare. Há 15 anos abriu uma unidade fabril em Cachoeira do Sul, na região central do Estado.
No início deste ano a Calçados Jacob foi comprada pela Dream Indústria e Comércio, especializada em equipamentos para fitness. Inicialmente a empresa informou que as plantas de Sapiranga, Maratá e Cachoeira seriam mantidas, mas esta última foi fechada nesta segunda-feira (4).
Os funcionários chegaram para trabalhar e foram surpreendidos ao encontrarem as portas fechadas. Em seguida foi realizada uma assembleia no local, com representantes da empresa e do sindicato da categoria, para definir o pagamento das rescisões, o que acontecerá de forma parcelada.
Os advogados que representam a empresa informaram que o fechamento se deu porque o mercado está em um ritmo mais lento que o esperado. As operações da indústria serão concentradas na planta de Sapiranga, no Vale do Sinos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados e Vestuário de Cachoeira do Sul, Beto Bastos, conta que a empresa chegou a ter 240 empregados em Cachoeira, mas recentemente a produção estava em ritmo lento.
LEIA TAMBÉM