NO FIM DE SEMANA
Exposição estadual reúne mais de 400 orquídeas em São Leopoldo
Mostra da planta foi realizada neste fim de semana no Colégio São Luís
Última atualização: 17/12/2023 17:05
São Leopoldo sediou neste fim de semana a 2ª edição da Exposição Estadual de Orquídeas. A programação, organizada pela Sociedade Leopoldense de Orquidófilos (SLO) foi realizada no sábado (16) e no domingo (17), na quadra esportiva do Colégio São Luís, no Centro. Esta edição do evento destacou a Cattleya leopoldii, a planta que floresce nesta época do ano e que é considerada a espécie de orquídea mais perfumada.
Além de premiar as melhores flores, a exposição reuniu ainda comerciantes e palestras.
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos e também presidente da Sociedade Leopoldense de Orquidófilos, Sinval Trovo, a exposição contou com cerca de 400 orquídeas.
"Atingimos a nossa expectativa com pessoas vindas de vários lugares do Estado, como do Litoral e da Serra. Foi uma programação bem florida, com muitas plantas de qualidade e com forma boa. Ficamos satisfeitos", comenta.Segundo ele, são quatro as espécies de orquídeas e cada uma delas floresce em diferentes épocas do ano: a Cattleya labiata, em março, a Cattleya intermedia, em agosto e setembro, a Cattleya purpurata, em novembro e a Cattleya leopoldii, que floresce entre a segunda quinzena de dezembro, até a primeira quinzena de janeiro.
Segundo Trovo, a Cattleya leopoldii é uma planta da região da Serra do Mar, e tem um colorido que chama muito a atenção, especialmente pelas pintas, além do perfume inconfundível. "É a orquídea mais perfumada. Tem um aroma que lembra muito a canela", explica. Conforme ele, como floresce nesta época do ano, a Cattleya leopoldii gosta do calor e de sombra, e deve ser exposta a pouco sol durante o dia.
"Como ela fica em cima das árvores, vem melhor pendurada do que em cima da banca. A dica é observar como seria no ambiente natural dela e tentar reproduzir este habitat dentro do orquidário", ensina. Segundo Trovo, a próxima exposição de orquídeas em São Leopoldo deve ocorrer somente em abril de 2024, no dias 6 e 7 na sede da a SLO, que fica na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 470, no Centro.
Oportunidade de novos negócios
Proprietária de um orquidário em Sapucaia do Sul, Yuki Hirasawa Taketa costuma participar das exposições da planta. Segundo ela, as orquídeas são negócio de família há mais de 40 anos e os eventos acabam servindo com vitrine para novos negócios. "As exposições são excelentes também para divulgar a planta e para a troca de informações e ensinamentos para aqueles que querem começar o cultivo da orquídea", opina.
Amor de infância
Morador de Esteio, Gilberto Natalício Rocha, 79, começou a colecionar orquídeas aos 10 anos. Hoje tem em casa mais de 400 exemplares da planta. "Sempre achei muito bonito. Antigamente era tudo mato, acabava levando pra casa. A maioria era da espécie Cattleya intermedia, que tinha em tudo p que era lugar", diz.