abc+

SUCESSO DE PÚBLICO

Exposição de orquídeas atrai mais de mil visitantes no Vale do Sinos

Evento é esperança para produtores que perderam plantas durante a enchente

Renata Strapazzon
Publicado em: 29/09/2024 às 15h:19 Última atualização: 29/09/2024 às 19h:48
Publicidade

Este fim de semana foi especial para colecionadores e apreciadores de orquídeas na região. Ocorreu neste domingo (29) em São Leopoldo a 128ª edição da Exposição Regional da planta, reunindo na sede da Sociedade Leopoldense de Orquidófilos (SLO), no Centro, visitantes, vindos dos mais variados lugares.

Público prestigiou o evento neste domingo (29)



Público prestigiou o evento neste domingo (29)

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Além do julgamento e premiação das orquídeas, a programação conta, também, com comercialização de flores e oficinas, promovidas pela SLO e também pela Associação Gaúcha de Meliponicultura (AGMEL), parceira do evento.

Esta edição da exposição tem como destaque a cattleya intermédia, flor símbolo da SLO. De acordo com a presidente da entidade, Wendy Scossi Würch o evento conta com 53 expositores e colecionadores, além de quatro bancas para venda das flores.

Durante os dois dias de exposição, até o início da tarde de hoje, segundo ela, mais de mil pessoas circularam pela SLO. “Superou muito todas as nossas expectativas. Tivemos muita interação, muita gente querendo participar. É um momento de superação, de reconstrução, já que muitos expositores e colecionadores perderam suas plantas na enchente”, diz.

SAIBA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com sol e calor, mas chuva já tem data para voltar ao RS

Entre os participantes que sofreram prejuízos com a cheia estão os moradores de Caxias do Sul Valmor Bristot e Gabriela Weber. Pai e filha, eles cultivam orquídeas há 15 anos. Em maio, a queda de uma barreira destruiu parte da estufa da família, causando a perda de cerca de 500 plantas. “Por isto, eventos como este são necessários. são a nossa esperança, o nosso recomeço”, desabafa Bristot emocionado.

Valmor e Gabriela se reconstruíram após as perdas com a enchente



Valmor e Gabriela se reconstruíram após as perdas com a enchente

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Em São Leopoldo, o calendário da SLO prevê para o mês de outubro uma tarde de orquideoterapia, ainda sem data definida. Já a próxima exposição, está marcada para ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, tendo como destaque a Cattleya purpurata. Ambos os eventos serão na sede da entidade.

Venda de camisetas 

A novidade desta edição do evento ficou por conta da venda de camisetas da associação. Cada peça foi vendida a R$ 65 e o valor revertido em fundos para a entidade. De acordo com Wendy, a Sociedade Leopoldense de Orquidófilos conta atualmente com cerca de 40 associados ativos. O grupo se encontra em reuniões quinzenais ou mensais e é cobrada mensalidade de R$ 15.

LEIA TAMBÉM: Macromix realiza feirão de empregos com mais de 50 vagas em São Leopoldo; Saiba mais

Interessados em fazer parte da sociedade ou de adquirir as camisetas da SLO podem entrar em contato com Wendy pelo telefone 99736-5609 pelo WhatsApp ou através da página da entidade no Facebook @SLorquidófilos. A sede da sociedade fica na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 470, no Centro. Além das exposições, a entidade organiza oficinas gratuitas, realizados no decorrer do ano.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade