GENTE

Exportação, política, churrasco e chimarrão: ex-prefeito de Novo Hamburgo relembra convívio com Claudio Strassburger

Miguel Schmitz foi prefeito de Novo Hamburgo na década de 1970 e mantinha forte amizade com Strassburger

Publicado em: 31/12/1969 21:00
Última atualização: 02/11/2023 20:15

O ex-prefeito de Novo Hamburgo Miguel Schmitz relembrou nesta quinta-feira (2) momentos de convívio com o empresário, ex-deputado e ex-vice-governador Claudio Strassburger, falecido nesta quarta (1º) aos 95 anos. O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul pela morte de Strassburger.


Claudio Strassburger e Miguel Schmitz tinham grande amizade Foto: ARQUIVO PESSOAL

Schmitz conviveu com Claudio Strassburger por muito tempo, além dos quatro anos que esteve como prefeito de Novo Hamburgo, entre 1973 e 1977. "Para falar com ele, o melhor momento era entre 6 e 7 da manhã. Sentava numa banqueta, de sandália, no chão da fábrica, e tomava chimarrão com seus colaboradores", conta Miguel Schmitz.

O ex-prefeito conta que "outro momento importante foi o desfile dos caminhões transportando a primeira remessa de calçados para exportação". Claudio Strassburger foi o pioneiro na venda de calçados produzidos na região para o exterior, mudando para sempre o setor coureiro-calçadista nacional.

Miguel Schmitz recorda que o desfile "foi um acontecimento" na época. Segundo ele, o cortejo dos caminhões "foi capitaneado pelo seu grande colaborador Nestor Fips Schneider".


Claudio Strassburger e Miguel Schmitz tinham grande amizade Foto: ARQUIVO PESSOAL

O ex-prefeito de Novo Hamburgo também lembra que Strassburger era habilidoso na organização de recepções para autoridades e lideranças empresariais na região. "Saboreavam churrascos no Rancho da Amizade", conta Schmitz, citando que estas "são apenas pequenas passagens na carreira desse grande empresário e líder político".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas