Neste terceiro dia de Expointer, começaram a se intensificar os julgamentos dos animais que participam da exposição no Parque Assis Brasil, em Esteio, com destaque para o julgamento dos zebuínos da raça Nelore pelagens, ou pintados, que participam de uma competição específica pela primeira vez nestes 47 anos de Expointer.
Antes, os Nelore pelagens participavam da exposição, mas eram julgados junto com os Nelore padrão. A decisão de fazer essa separação se deve ao crescimento da procura pela variedade. “É importante fazer esse julgamento dessa variedade de forma particular para que ela seja valorizada e sua criação cresça cada vez mais. Eu fiquei impressionado com a qualidade dos animais”, analisou o jurado Alan Campidelli, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
VEJA TAMBÉM: Os Serranos e Michel Teló embalam a noite de quarta-feira; veja agenda do dia
Os grandes campeões vieram de Santa Catarina, sendo o touro campeão do Rancho Dom Alonso, de Tijucas. Essa foi a primeira vez que o touro Brahdo FIV Serilon participa de uma competição.
Já a vaca campeã é Vaidosa FIV Serilon, que pertence a um criador de Balneário Camboriú, e veio com os animais do Rancho Dom Alonso.
O responsável pela cabanha Eduardo Alonso dos Santos comemorou o resultado. “É muito importante esse julgamento em separado da Nelore padrão, porque o Nelore pintado vem em uma crescente, porém o tempo de seleção é diferente do padrão, e a Expointer é uma importante vitrine para expor nosso trabalho”, destaca.
CLIQUE PARA LER: Com quase 1,5 tonelada, conheça o touro mais pesado da feira
A cobertura do Grupo Sinos na Expointer tem o patrocínio de Banrisul e Rech Informática; apoio institucional de Conselho Regional dos Técnicos do Rio Grande do Sul; e apoio de Assembleia Legislativa, BRDE, MRV Engenharia e Participações, Doces Bom Princípio, Fatbull, Rodrigo Lima Interiores, Geração Energia, Docol, Ambiental Cortinas, Eletricista Jarbas, Lam Gesso, Jardim do Éden e Work Decora.
LEIA TAMBÉM