O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, conta com um espaço de inovação e empreendedorismo voltado para soluções do agronegócio gaúcho. O Hub Agro foi inaugurado nesta sexta (23) e estará ativo durante a programação da Expointer 2024. O prédio de 118,8 metros quadrados, com dois andares, tem área para coworking, administrativo e auditório.
LEIA TAMBÉM: Por que a Expointer é realizada no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio? Entenda
FIQUE DE OLHO: Saiba como comprar o ingresso para a Expointer pela internet
A prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras, que começaram em fevereiro deste ano. A Feevale, por sua vez, é quem gerencia o hub que funcionará todos os dias do ano. A cerimônia de inauguração contou com o reitor da Feevale José Paulo da Rosa, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o secretário Estadual de Agricultura Clair Kuhn e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Esteio, Willian Papi.
“A inovação e tecnologia são fundamentais para o agro e criar um espaço que fomente isso dentro do parque dará condições de desenvolver muitas ações ao longo do ano”, ressalta o reitor, que fala ainda dos próximos passos.
“Temos previsto para este ano ações como a trilha de empreendedorismo com uma série de cinco cursos, mentorias para médias e grandes empresas. Além do objetivo também da pré-incubação de startups com soluções de tecnologia voltadas ao agro. A meta é incubar pelo menos 10 startups”, completa.
O prefeito destacou a importância do hub ser dentro do parque da Expointer. “Nosso objetivo é usar esse espaço junto ao Parque Assis Brasil, que é um patrimônio riquíssimo de todos os gaúchos, privilegiado pela sua localização e estrutura, para torná-lo um grande ecossistema de inovação. Isso vai estimular não só a economia local, mas, também, a economia do Estado do Rio Grande do Sul e, consequentemente, do País.”
Ao final da cerimônia de inauguração, que contou também com conselheiros da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), integrantes da reitoria da Feevale e outros secretários municipais, o prefeito assinou um decreto que denomina o espaço de Hub Agro – Sérgio Bandoca Foscarini da Silva. Bandoca, como era mais conhecido, foi presidente da Expointer e subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil.
VEJA AINDA: Empreendedores gaúchos já podem abrir sua empresa usando o WhatsApp; saiba como
RS Innovation Agro
Nesta Expointer, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, a Feevale e a Prefeitura serão responsáveis pela curadoria do RS Innovation Agro + Smart Cities, um espaço que apresentará as principais tendências de inovação para o agronegócio. Sediadas no Hub Agro, as atividades abordarão tanto o agronegócio quanto as cidades inteligentes, promovendo a colaboração entre esses setores para desenvolver tecnologias que beneficiem a todos. Haverá palestras, pitches, rodadas de negócio e, também, a presença do cão robô, considerado mascote do evento.
O RS Innovation Agro + Smart Cities ainda contará com outras atrações, como um espaço para startups apresentarem suas soluções, um estúdio de podcast ao vivo e um espaço de coworking. Já entre os dias 26 e 28, serão realizados diversos painéis, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência, Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM