A 47ª Expointer terá início neste sábado (24), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Enquanto as obras e montagem dos estandes no parque estavam a todo vapor, nesta quarta-feira (21), cabanheiros e preparadores voltavam suas atenções às estrelas da feira: os animais que começaram a chegar para o evento na última segunda-feira (19).
Representando duas cabanhas de Gravataí, Felipe Duarte, 25 anos, e Eduardo Almeida, 16, chegaram na manhã de terça-feira (20), com 16 exemplares de bovinos das raças Girolando e Gir Leiteiro. Ontem, eles passeavam com dois animais novos por uma das pistas. “Viemos ambientar eles e depois dar um banho. Como elas nunca vieram para a feira, estamos caminhando na pista e levamos para o banho, para elas já irem conhecendo o ambiente”, contou Duarte.
O cabanheiro destaca que participa da Expointer há cerca de 10 anos, mas antes na área do cavalo crioulo, cuidando da morfologia de animais para a Final do Freio de Ouro. Agora, o foco é no gado. “A apresentação de Girolando é no sábado (24) e do Gir Leiteiro é no domingo (25)”, comentou, sobre a preparação dos animais aos julgamentos das raças, que ocorrem já no primeiro fim de semana da feira.
SAIBA MAIS: TRENSURB: Trens terão operação especial durante a Expointer; confira
Para Almeida, que estuda no Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo (Ceepro), o conhecido Colégio Agrícola leopoldense, porém, a experiência é diferente. “É a primeira vez que venho (trabalhar) para Expointer. Vim como estagiário.”
A cobertura do Grupo Sinos na Expointer tem: Patrocínio de Banrisul e Rech Informática; Apoio institucional de Conselho Regional dos Técnicos do Rio Grande do Sul; Apoio de Assembleia Legislativa, BRDE, MRV Engenharia e Participações, Doces Bom Princípio, Fatbull, Rodrigo Lima Interiores, Geração Energia, Docol, Ambiental Cortinas, Eletricista Jarbas, Lam Gesso, Jardim do Éden e Work Decora.
3,4 mil animais inscritos para participar da feira
Neste ano, dos 3.458 animais inscritos para participar da Expointer, entre bovinos de leite, corte, mistos, zebuínos, bubalinos, caprinos, equídeos e pequenos animais, várias raças registraram aumento na participação. Entre os animais que registraram maior percentual neste ano estão os zebuínos da raça Nelore, com aumento de 62,07%.
Em 2023, eram 29 animais inscritos e neste ano passaram para 47. O criador de Morrinhos do Sul, Alencar Scarpari, também presidente da Associação Sul de Criadores de Zebu do RS e SC (Asulzebu), está vindo pelo terceiro ano consecutivo para Esteio. Desta vez, com 15 animais da raça Nelore. A novidade, segundo ele, são os Nelore pelagens, ou pintados, como também são conhecidos.
LEIA TAMBÉM: Magal Touba 2024 ocorre nesta sexta-feira em São Leopoldo; confira a programação
“Estes animais estão participando pela primeira vez e vão ir a julgamento já neste primeiro ano. O Nelore pelagens está crescendo muito, está sendo bastante procurado e vai ser uma sensação na feira”, acredita Scarpari. “Estamos muito ansiosos para fazer uma boa feira. Só com a ajuda de todos nós vamos fazer a Expointer e o Rio Grande do Sul voltar a ser como era antes”, afirma.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags