Os produtores rurais gaúchos que esperavam ansiosos pelo discurso do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante a solenidade de abertura da Expointer, nesta sexta-feira (30), saíram frustrados do evento.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O ministro encerrou sua fala sem apresentar as medidas esperadas pelo setor, que nos últimos anos tem enfrentado sérios desafios devido a questões climáticas, como estiagens e enchentes.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Fávaro informou que as medidas serão anunciadas em breve pelo governo federal, mas revelou que o governo já conseguiu aprovar um projeto que permitirá que produtores com pendências bancárias e programas de crédito sejam beneficiados. “As medidas já estão para sanção do presidente [Lula], para que possamos, além de outras ações, conceder status de negativação para que vocês [agricultores] possam acessar essas medidas”, explicou.
EXPOINTER 2024: Vídeo mostra roda-gigante de churrasco de costelão; veja
Além de não anunciar nenhuma medida específica, o ministro também afirmou que as ações não atenderão amplamente a categoria. “Posso garantir a vocês: não será o esperado, não será o sonho de todos os produtores, mas certamente são medidas que permitirão a reconstrução com dignidade de todos os produtores”, afirmou.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Apesar de estar diante de um número considerável de produtores, que estavam esperançosos com o discurso do ministro, Fávaro considerou que o momento não era adequado para detalhar os benefícios planejados para o setor. “Nem é o momento propício para gastarmos tempo discutindo as medidas. Por isso, logo após esta solenidade, vamos nos reunir com vocês, com os produtores, com as entidades, com os bancos e com o Governo do Estado para esclarecer todas as dúvidas sobre as medidas”, disse.
Carlos Fávaro concluiu afirmando que até segunda-feira (2), o governo deve apresentar as ações em prol do agronegócio gaúcho e espera que, a partir disso, os produtores possam replanejar suas atividades. “Tenham fé e coragem, não vamos deixar vocês [produtores] sozinhos. Estaremos ao lado de vocês passo a passo”, garantiu.
LEIA TAMBÉM