abc+

EXPOINTER

EXPOINTER 2024: Cuca de café e cerveja de rapadura estão entre os novos sabores do RS; conheça

Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos espaços mais visitados durantes os dias de feira

Juliano Piasentin
Publicado em: 27/08/2024 às 11h:16 Última atualização: 27/08/2024 às 13h:37
Publicidade

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma atração à parte na Expointer. Um dos espaços mais visitados durante os nove dias de feira, o local conta com diversas opções de produtos, capazes de agradar desde os paladares mais exigentes até aqueles com o chamado paladar infantil.

Em 2024 os visitantes podem degustar algumas novidades em relação aos anos anteriores, já que a cada edição, novos sabores são adicionados e apresentados ao público. Por exemplo, já pensou em experimentar uma geleia de queijo? Essa é uma das novidades apresentados pelos produtores.

EXPOINTER: Nelore pelagens ganha reconhecimento pela primeira vez na história

Cuca de café com bombom é produzida no Vale do Caí  | abc+



Cuca de café com bombom é produzida no Vale do Caí

Foto: Jürgen Mayhofer/ Secom

“A gente sempre tenta trazer uma inovação, um lançamento de produto na Expointer. Neste ano, a gente pensou em usar ingredientes que todo mundo gosta em forma de geleia”, explica Raquel Pellegrini, da Casa do Sabor, de Paraí.

LEIA TAMBÉM: Reabertura do aeroporto de Porto Alegre com pista reduzida pode mudar? Veja o que diz a Fraport

Populares no Estado, as cucas não poderiam ficar de fora da lista e um dos produtos que está virando febre na Expointer é a cuca de café com bombom. Produzida na cidade de Feliz, no Vale do Caí, o sabor é fabricado pela Agroindústria Terra e Vida.

Conforme o proprietário Yuri Gayer, o produto levou tempo para ser desenvolvido. O principal desafio foi encontrar o equilíbrio entre o sabor marcante do café e a leveza do chocolate. “As pessoas próximas que moram na nossa região ajudaram a aprimorar esse produto. O sabor foi criado no ano passado, e os clientes começaram a pedir que o gosto do café fosse um pouco mais acentuado.” No primeiro final de semana foram vendidas cerca de 150 cucas.

LEIA MAIS: Meio milhão de veículos podem ser multados e guinchados na região; saiba por quê

Já na parte de bebidas, um sabor tradicional de Santo Antônio da Patrulha, a rapadura, virou sabor de cerveja. É o que conta Pedro Kaltbach, proprietário da Cervejaria Kaltbier.

“Todos os detalhes do processo são voltados a fazer com que ela tenha sabor de caramelo e de rapadura. A cerveja foi feita para a festa do nosso município, a Fenacan, um evento com produtos feitos a partir da cana, como cachaça, rapadura e pé-de-moleque. Assim, resolvemos montar a receita mais caramelizada que a gente conseguiu. É uma cerveja trapista, belga.”

No primeiro fim de semana o Pavilhão da Agricultura Familiar teve faturamento superior aos R$ 2 milhões. O local fica aberto até o próximo domingo (1º), das 8 às 20 horas.

*Com informações da Secom 

A cobertura do Grupo Sinos na Expointer tem o patrocínio de Banrisul e Rech Informática; apoio institucional de Conselho Regional dos Técnicos do Rio Grande do Sul; e apoio de Assembleia Legislativa, BRDE, MRV Engenharia e Participações, Doces Bom Princípio, Fatbull, Rodrigo Lima Interiores, Geração Energia, Docol, Ambiental Cortinas, Eletricista Jarbas, Lam Gesso, Jardim do Éden e Work Decora

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade