A 24ª Expodireto Cotrijal recebeu 135,5 mil visitantes nesta terça-feira (5), maior público já registrado em um único dia no Parque de Exposições em Não-Me-Toque. Nos dois primeiros dias da edição 2024 da Expodireto já são 171,1 mil visitantes.
Até esta terça, o recorde de público diário havia sido registrado ano passado, no terceiro dia, com 91.250 visitantes. Além disso, em 2023, a Expodireto Cotrijal alcançou sua maior quantidade total de público, com 320,5 mil visitantes, e comercialização de R$ 7,04 bilhões.
Fora da programação oficial da feira, o maior destaque desta terça-feira foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que visitou a Expodireto pela primeira vez. Ele arrastou uma multidão ao parque.
Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Passo Fundo no início da tarde e, depois de quase uma hora atendendo seus apoiadores, viajou para Não-Me-Toque. Permaneceu por cerca de duas horas e meia no local e depois foi para a casa de um empresário. À noite ele participou de jantar com lideranças políticas e empresariais da região.
Fórum Nacional da Soja
Dentro da programação da Expodireto, um dos destaques do dia foi o 34º Fórum Nacional da Soja, realizado no auditório central da feira. O evento foi marcado por palestras sobre tendências do mercado de soja e milho, além da produção de biocombustíveis.
Também nesta terça, a Emater/RS-Ascar divulgou a estimativa da safra de verão 2023/2024, projetando uma colheita de 35 milhões de toneladas de grãos em uma área plantada de mais de 8,4 milhões de hectares. A soja deverá apresentar uma produção de cerca de 22,24 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 70,83% na produtividade em relação ao ciclo 2022/2023.
A feira segue até sexta-feira (8), com mais de 570 expositores. O horário de visitação é das 8 às 18 horas. O acesso ao parque é gratuito. O estacionamento é pago e a orientação é que o público utilize os meios digitais de pagamento para agilizar a entrada e a saída.
LEIA TAMBÉM