abc+

POLÍTICA MUNICIPAL DE ACOLHIMENTO

Experiência de Esteio com imigrantes é destaque em evento internacional

Prefeito Leonardo Pascoal compartilhou boas práticas de acolhimento em painel na Cúpula das Cidades das Américas, nos EUA

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 30/04/2023 às 14h:56
Publicidade

As boas práticas de Esteio no acolhimento a refugiados e imigrantes foram tema da palestra proferida pelo prefeito Leonardo Pascoal, na quinta-feira (28), durante a primeira Cúpula das Cidades das Américas, em Denver, Colorado, Estados Unidos. A convite da Organização das Nações Unidas (ONU), Pascoal foi o único prefeito gaúcho a participar da agenda internacional, tendo a oportunidade de detalhar o trabalho realizado pela cidade e as políticas públicas permanentes estabelecidas desde o início do programa de interiorização de venezuelanos, em 2018.

Em sua fala, Pascoal abordou “O papel dos governos locais na recepção e integração de migrantes e refugiados em cidades das Américas”. No mesmo painel, mediado pela jornalista da CNN em Español Gabriela Frías, participaram as prefeitas das cidades mexicanas de Tijuana, Montserrat Caballero, e de Tapuchula, Rosa Irene Urbina Castañeda, e o diretor de programas da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), o panamenho Daniel Arango.

LEIA MAIS: Esteio inaugura espaço para acolher refugiados

Espaço Mundo abre as portas para refugiados e imigrantes em Esteio

Plateia teve gestores de várias cidades do continente

O debate contou com uma plateia formada por gestores de cidades de diferentes países das Américas. Durante o painel, foi colocado que, como líderes e representantes de cidades e comunidades de todas as Américas, os gestores têm a “responsabilidade partilhada pelo futuro do planeta, a prosperidade das comunidades e valores de paz, liberdade, justiça, igualdade e respeito pelos direitos humanos e estado de direito”.

Os desafios globais mais complexos atualmente cruzam e enraízam-se nos municípios, comunidades e áreas urbanas. Os mais recentes, enfrentados por todos e que ainda apresenta fortes reflexos foram a pandemia, catástrofes naturais, impacto das alterações climáticas, aumento das desigualdades econômicas entre outros.

O compartilhamento de boas práticas promovidas por todos os municípios, acolhedores, segundo os organizadores, trará reflexos positivos para as próximas ações promovidas pela ONU.

Trabalho virou política de acolhimento

O trabalho de acolhimento realizado em Esteio começou em 2018, com a chegada de 224 pessoas vindas da Venezuela. Hoje é uma Política Municipal de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes de Esteio (Lei Municipal nº 7.517/2020), e que, por isso, deverá ser mantida pelas próximas gestões. Ao todo, o município já recebeu cerca de mil pessoas de oito nacionalidades diferentes, que permaneceram na cidade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade