A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (10) o chefe de uma organização criminosa da zona sul de Porto Alegre. O homem, de 39 anos, teria ordenado homicídios e acompanhado a execução dos crimes por chamadas de vídeo. Ele foi preso em Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho, e responderá por homicídio e tentativa de homicídio.
O caso aconteceu em março de 2022. De acordo com o delegado Marcus Viafore, o suspeito mandou que nove comparsas matassem duas pessoas de uma facção rival que atua na mesma região da capital, a fim de se apropriarem de um ponto de venda de drogas.
Um homem foi morto a tiros e o outro ficou ferido. “Eles pensaram que ela estava morta”, disse o delegado sobre a vítima sobrevivente.
Conforme o Viafore, a transmissão dos crimes por videochamada era uma prática comum dentro da organização criminosa.
O mandante do crime estava foragido há mais de um ano e foi preso após investigação da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Segundo Viafore, as apurações sobre o caso ainda devem ser aprofundadas.
O suspeito possui antecedentes por homicídio, tráfico de entorpecentes, lesão corporal e posse de arma. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário. Os outros homens que participaram da execução já estavam presos.
LEIA TAMBÉM