TESTE
ALZHEIMER: Entenda o exame que detecta a doença e que já pode ser feito na região
Iniciativa chegou ao Estado e tem parceria com laboratório dos Estados Unidos; saiba mais
Última atualização: 31/10/2023 09:02
O teste pioneiro capaz de auxiliar médicos no diagnóstico da doença de Alzheimer já está disponível na região. A iniciativa é do Grupo Fleury, por meio da marca Weinmann no Rio Grande do Sul, que oferece o exame PrecivityAD2. A realização é em parceria com a C2N Diagnostics.
O exame pode ser encontrado nos laboratório da rede em cidades como Novo Hamburgo, Canoas e Gramado. Ele detecta proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amilóides cerebrais, uma característica patológica da doença de Alzheimer.
Para realizar o teste é necessário que haja um pedido médico. O resultado é liberado em cerca de 20 dias. As amostras são preparadas na Central Técnica do Grupo Fleury, em Porto Alegre, e encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos.
"Acreditamos que este seja um importante passo para o avanço da medicina e para o ecossistema de saúde nacional. O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente”, destaca Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury.