abc+

PRESERVAÇÃO HISTÓRICA

Evento marca a estreia de documentário que conta história das casas enxaimel de Ivoti

Filme busca reforçar a importância do cuidado com o patrimônio histórico da cidade

Eduardo Amaral
Publicado em: 17/10/2024 às 20h:57 Última atualização: 17/10/2024 às 20h:58
Publicidade

Idealizado pela Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (SIEHU) o documentário Um Olhar Afetivo Sobre O Enxaimel De Ivoti estreou oficialmente nesta quarta-feira (16) em uma exibição que lotou o auditório do Instituto Ivoti. O filme traz um olhar sobre o núcleo de casas Enxaimel da cidade, que tem o maior número deste tipo de construção no Estado.



LEIA TAMBÉM: FESTA DAS FLORES: Comidas e bebidas de flores estão entre os diferenciais de evento em Ivoti; veja programação

A concepção do projeto foi pensada como uma forma de valorizar a preservação do patrimônio histórico da cidade. Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto foi uma ação inédita para a SIEHU. “Foi um desafio imenso porque até então a gente fazia pesquisa histórica com publicações de livros. Então é a nossa primeira experiência com audiovisual, mas a gente se encanta desde a primeira cena”, destaca a presidente da Sociedade, Andréa Cristina Baum Schneck.

Dirigido por Luis Fernando Rodenbuch, o filme traz histórias de pessoas que viveram e tiveram seus negócios de família nos imóveis do núcleo. Andréa conta que a proposta foi trazer pessoas da cidade para contarem a história, uma forma de fazer a cidade inteira abrace a ideia de manter os imóveis antigos preservados mesmo em meio ao crescimento.

“A gente escolheu pessoas aqui da comunidade mesmo, de diferentes áreas, culturas, tradições, origens, e depois tivemos essa possibilidade de entrar nas casas e ouvir os moradores sobre suas casas. Esse foi o ponto alto e acho que hoje a gente está comemorando justamente isso. A ideia é que a nossa cidade realmente abrace essa causa.” Segundo a presidente da SIEHU, os primeiros resultados puderam ser sentidos antes mesmo da estreia do filme. “A gente percebe uma mobilização na cidade, a gente percebe um olhar diferenciado dos proprietários.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade