A contagem regressiva de 100 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil foi comemorada na noite desta terça-feira (16) em Dois Irmãos. Autoridades e a população em geral se reuniram no Espaço Cultural Antiga Matriz, no Centro da cidade, para celebrar a proximidade desta data histórica, que completará 200 anos no dia 25 de julho.
Inicialmente, o evento teria seu início do lado de fora, na esquina da Avenida São Miguel com a Travessa Agostinho Lipinski, junto ao Relógio da Contagem Regressiva, mas por conta da chuva, a programação foi alterada. Lançado no dia 29 de setembro do ano passado, durante as comemorações do 194º Kerb de São Miguel, há 300 dias do Bicentenário, o Relógio da Contagem Regressiva foi uma das primeiras atividades oficiais do governo do Estado para marcar a comemoração dos 200 anos.
A programação para o Bicentenário foi apresentada com um bate-papo falando sobre histórias de Dois Irmãos e da chegada dos primeiros alemães, acompanhadas por apresentações do grupo de danças folclóricas Baumschneis e da Escola de Música Caxias Ensemble. No fim, para aqueles que fizeram reservas, foi servido um jantar típico dos imigrantes.
O prefeito Jerri Meneghetti disse que o Bicentenário da Imigração é vinculado à história da cidade, e que cabe a população manter a tradição da cultura alemã, tornando Dois Irmãos um município diferenciado.
“Nós somos colonos de São Leopoldo, onde chegou a primeira leva de imigrantes em 1824. Dois anos depois, tivemos os primeiros moradores aqui, que acreditamos serem os Baum. Em 1829, chegou a leva que fundou nossa cidade, a São Miguel de Dois Irmãos. E desde aquele ano mantemos o Kerb de São Miguel, há 195 anos. Então é uma história sempre muito presente, precisamos olhar para frente sem esquecer do passado”.
Até setembro, quando será realizado o 195º Kerb de São Miguel, Dois Irmãos terá diversas atividades alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. As competições esportivas, por exemplo, terão premiações com medalhas e troféus com referência aos 200 anos. O Projeto Raízes, da Aldeia da Herta, coordenado por Carlos Alberto Klein, divulgará a história da imigração através do teatro. Também haverá oficinas de canto em alemão, feira do livro, circuito musical, entre outras atividades.
Confira as ações programadas em Dois Irmãos:
- Oficinas de canto em alemão
- Troféu Baumschneis – 23/07
- Epopéia Alemã – 25/07
- Premiação das competições e atividades esportivas com medalhas e troféus alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã
- Projeto Raízes, da Aldeia da Herta, coordenado por Carlos Alberto Klein
- Curso de formação continuada intitulado 200 anos de Imigração Alemã – História e Cultura, destinado a todos os professores da rede municipal de ensino. O curso terá 40h e abordará as seguintes temáticas:
– “Alemanha” em emigração: causas e destinos;
– A emigração sob a ótica da Literatura;
– O Brasil nas primeiras décadas do séc. XIX e o processo de imigração alemã;
– Imigração e colonização no RS;
– Imigração e colonização no RS na ficção;
– Dois Irmãos: um dos destinos e os teuto-brasileiros na Literatura. - 35ª Feira do Livro – 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura. A magia da Feira do Livro acontecerá durante a semana nas escolas do município e durante três dias na Praça do Imigrante. – 12 a 18 de agosto
- Festival Saengertreffen (Festival Encontro de Cantores), na Sociedade Santa Cecília – 25/05
- Culto ecumênico
- Circuito Musical, Canções Folclóricas Alemãs – Volkslieder com apresentação da cantora lírica, Angela Diel e o pianista, Fernando Rauber
- Desfile Cívico com a temática 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura
- 195º Kerb de São Miguel alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã
- Categorias
-
Tags
- 100 DIAS PARA O BICENTENÁRIO
- 200 anos
- 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO
- aldeia da herta
- bicentenário
- bicentenário da imigração
- BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ
- Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
- DANÇAS FOLCLÓRICAS
- Dois Irmãos
- Espaço Cultural Antiga Matriz
- feira do livro
- Herta
- imigração alemã
- Jerri Meneghetti
- Kerb de São Miguel
- relógio da contagem regressiva